Uma frente fria chega à Flórida nesta quarta-feira (13). As temperaturas da tarde não devem passar dos 27°C, e as manhãs vão voltar para a casa dos 21°C até o final da semana. A previsão também indica a possibilidade de uma outra frente fria entre sexta e sábado.
Ao mesmo tempo, o Centro Nacional de Furacões (NHC) está monitorando de perto uma área no Caribe central, chamada Invest 99L, que tem grande chance de se desenvolver nos próximos dias.
Muitos modelos de computador indicam que o sistema continuará no Caribe até o fim de semana, enquanto se fortalece e pode se tornar o próximo furacão nomeado, Sara.
A frente fria ao norte vai ajudar a "levantar" a tempestade, fazendo com que ela entre no Golfo do México no início da próxima semana.
Embora ainda seja cedo para prever com precisão a intensidade, o caminho e o horário exatos, existem duas rotas principais que o sistema pode seguir nos próximos dias:
A primeira rota leva o sistema por toda a América Central e a península de Yucatán até o fim de semana. O contato com a terra pode diminuir a intensidade da tempestade enquanto ela entra no Golfo do México antes da chegada da frente fria. Essa rota favorece uma tempestade mais fraca se aproximando da Flórida no meio da próxima semana.
A outra rota mantém o sistema sobre as águas quentes do Caribe ocidental até o fim de semana, aumentando as chances de uma tempestade mais forte surgir no Golfo enquanto se aproxima da Flórida na próxima semana.
O Invest 99L, que foi classificado como uma área de investigação na terça-feira (12) pelo NHC, tem 90% de chance de se desenvolver nos próximos dois dias. Espera-se que uma depressão tropical se forme nos próximos dias, enquanto o sistema se move para o oeste em direção ao Caribe ocidental.
Embora a intensidade e o tempo de formação ainda sejam incertos, há uma possibilidade de que o sistema atinja a Flórida. Se isso acontecer, a previsão é de que ocorra entre o início e meados da próxima semana, por volta de 20 de novembro, mais ou menos.
A temporada de furacões termina no fim do mês.
Fonte: Click Orlando