Duas crianças morreram em carros quentes na Flórida na primeira semana de novembro.
Apesar da época do ano, as temperaturas têm estado anormalmente altas, até mesmo para os padrões da Flórida, e a organização Kids and Car Safety quer lembrar aos pais da importância de manter a vigilância, independentemente da estação.
Um relatório divulgado na sexta-feira (8) pela organização mostrou que, este ano, ao menos 38 crianças morreram em carros quentes nos Estados Unidos, incluindo quatro na Flórida — duas dessas mortes ocorreram nos últimos nove dias.
Uma criança de 1 ano morreu no dia 1º de novembro após ser deixada dentro de um veículo no condado de Sumter, e outra criança de 1 ano morreu no dia 6 de novembro em St. Petersburg.
Isso ocorreu apenas dois dias antes de uma babá do condado de Baker ser condenada pela morte de Ariya Paige, uma bebê de 10 meses, em 2023, após ser deixada dentro de um carro quente.
No ano passado, foi sancionada na Flórida a lei chamada “Ariya’s Act”, em homenagem à menina, que reconhece abril como o Mês de Prevenção de Morte por Calor em Carros.
Rhonda Jewell, que foi condenada na sexta-feira (8) por assassinato em terceiro grau e negligência infantil pela morte de Ariya, depôs durante o julgamento e admitiu que se esqueceu de que a bebê ainda estava no carro.
A criança foi deixada no carro por cerca de cinco horas durante o calor de um dia de junho na Flórida.
No entanto, com as temperaturas permanecendo na casa dos 27 a 29 graus até o início de novembro, a organização Kids and Car Safety lembra aos pais que crianças já morreram de insolação em carros quando a temperatura externa estava tão baixa quanto 15°C.
De acordo com as estatísticas da organização, 88% das crianças que morrem em carros quentes têm 3 anos ou menos, e o corpo de uma criança superaquecido é 3 a 5 vezes mais rápido do que o de um adulto.
Eles também alertam os pais sobre o "efeito estufa" dentro dos veículos. Mesmo com as janelas ligeiramente abertas, a temperatura dentro de um carro pode atingir 52°C em poucos minutos. Deixar as janelas abertas não diminui o processo de aquecimento nem reduz a temperatura máxima que um carro pode alcançar.
Dicas de segurança para pais e responsáveis:
- Crie hábitos simples para manter seu filho seguro.
- Nunca deixe seu filho sozinho em um carro: coloque a bolsa ou algum item importante no banco do passageiro da frente como lembrete de que a criança está com você.
- Crie o hábito de abrir a porta de trás toda vez que estacionar para garantir que ninguém foi esquecido. Para reforçar esse hábito, coloque um item importante no banco de trás (identificação de funcionário, laptop, celular, bolsa, etc.).
- Peça para o provedor de cuidados infantis ligar para você imediatamente se a criança não chegar na hora marcada.
- Anuncie claramente e confirme quem está retirando cada criança do veículo. A falta de comunicação pode fazer com que alguém pense que outra pessoa retirou a criança.
Para mais informações, acesse: https://www.kidsandcars.org/how-kids-get-hurt/heat-stroke/
Fonte: ClickOrlando