Estação de lagartas venenosas: cuidado durante limpeza do furacão Milton

O veneno da ‘Puss Caterpillar’ pode causar dor extrema

Por Lara Barth

O veneno da ‘Puss Caterpillar’ pode causar dor extrema

É preciso tomar muito cuidado durante a limpeza de detritos do furacão Milton, principalmente porque estamos na estação das ‘Puss Caterpillars’, uma largarta venenosa que causa dor extrema ao toque.

De acordo com pesquisadores da Universidade da Flórida, as Puss Caterpillars parecem estar cobertas de pelos. No entanto, esses pelos escondem espinhos rígidos ligados a glândulas de veneno. Se uma pessoa entrar em contato com esses espinhos, eles se quebrarão e ficarão presos na pele da pessoa, causando dor intensa.

Essas lagartas podem ser difíceis de ver, pois geralmente medem cerca de 2,5 cm de comprimento com pelos marrom-acinzentados, o que as ajuda a se misturar com a madeira. Isso torna ainda mais difícil vê-las, pois elas podem ser encontradas com frequência em carvalhos e árvores cítricas.

Embora uma picada possa exigir atenção médica, o Centro de Controle de Envenenamento da Flórida, em Tampa, dá as seguintes orientações para quem tiver a infelicidade de sofrer uma picada:

Coloque fita adesiva sobre a área afetada e retire-a repetidamente para remover os espinhos.
Aplique compressas de gelo para reduzir a sensação de ardência.
Em seguida, aplique uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água.
Se você tiver histórico de febre do feno, asma ou alergia, ou se surgirem reações alérgicas, entre em contato com um médico imediatamente.

Felizmente, essas lagartas não tendem a ser um problema durante todo o ano. Na Flórida, há apenas duas gerações de lagartas no ano: uma na primavera e outra no outono. Mas não se esqueça de tomar cuidado.

Fonte: ClickOrlando