Milton: atenção com animais selvagens após a passagem do furacão

Mais jacarés, ursos e cobras podem ser vistos após a tempestade

Por Lara Barth

Mais jacarés, ursos e cobras podem ser vistos após a tempestade

O furacão Milton deve atingir a Costa do Golfo da Flórida no final desta quarta-feira (9), passando pela Flórida Central antes de chegar no Atlântico.

De acordo com a Florida Fish and Wildlife Conservation Commission (FWC), as áreas afetadas por furacões podem ver muita atividade de animais nativos.

A FWC faz uma lista desses animais, juntamente com algumas palavras de alerta para cada um deles.

JACARÉS

“Os jacarés podem ser observados com mais frequência em áreas inundadas após um furacão ou tempestade tropical. Como acontece com todos os animais selvagens, trate os jacarés com respeito, mantenha-os à distância e dê-lhes espaço. Se você acredita que um jacaré específico representa uma ameaça a pessoas, animais de estimação ou propriedades, ligue para a linha gratuita Nuisance Alligator Hotline do FWC: 866-FWC-GATOR (866-392-4286). A FWC dá prioridade máxima à segurança pública e enviará um de nossos caçadores de jacarés para resolver a situação.”

URSOS

“Enquanto as comunidades estão fazendo a limpeza após a tempestade, os ursos podem aproveitar o fácil acesso aos atrativos alimentares que aguardam a coleta pelos funcionários do serviço de lixo. Se você mora na região dos ursos na Flórida, fique atento aos ursos que procuram alimentos em sua vizinhança. Se alimentos estragados estiverem incluídos nos detritos pós-furacão, prenda-os separadamente dos detritos não alimentícios. Relate quaisquer problemas com ursos ou possíveis conflitos entre humanos e ursos aos escritórios regionais da FWC durante o horário comercial ou, após o expediente, à FWC Wildlife Alert Hotline no número 1-888-404-FWCC.”

CORUJAS

“Chuvas fortes podem forçar algumas corujas a deixar suas tocas até que o nível da água diminua. Após a tempestade, você poderá ver corujas procurando abrigo em lugares incomuns, como nos beirais de uma casa ou empoleiradas em estruturas feitas pelo homem. Dê espaço a essas corujas, pois elas voltarão para suas tocas por conta própria. Sempre que possível, durante a recuperação do furacão, tome cuidado para evitar as tocas das corujas ao remover detritos, estacionar veículos, preparar materiais ou equipamentos ou reparar estruturas danificadas.”

TARTARUGAS GOPHER

“As tartarugas Gopher geralmente habitam habitats altos e secos, mas podem ocorrer em dunas costeiras ou em áreas que podem inundar durante eventos climáticos extremos. Durante as tempestades, as tartarugas-gopher individuais podem deixar tocas em áreas mais baixas e se dirigir para terrenos mais altos. As tartarugas Gopher também podem procurar abrigo em suas tocas durante a tempestade, colocando o nariz acima do nível da água ou encontrando bolsas de ar para respirar dentro de uma toca inundada.
As tartarugas e suas tocas são protegidas pela legislação estadual. Isso inclui tocas inundadas e desmoronadas. As tartarugas podem ocupar tocas desmoronadas e podem se desenterrar de tocas desmoronadas naturalmente. Se não for possível evitar as tocas em uma distância de 25 ft (7,5m) durante as atividades de limpeza, entre em contato com o biólogo regional do FWC Gopher Tortoise para obter assistência.

Você pode ajudar uma tartaruga em perigo imediato, como mover uma tartaruga na água para um terreno mais seco, mas somente se for seguro fazer isso. Nunca leve uma tartaruga gopher para dentro de sua casa nem a leve para outro local. Se uma tartaruga parecer ferida ou não se mover dentro de 12 horas ou mais, entre em contato com o biólogo regional de tartarugas Gopher da FWC. Entre em contato também com a FWC se encontrar uma tartaruga gopher em um local incomum, como manguezais ou pilhas de detritos após uma tempestade.”

PEIXES-BOI

“Os peixes-boi podem ficar encalhados ou presos durante e após um furacão ou tempestade tropical. Os peixes-boi encalhados por tempestades podem precisar de atenção médica imediata de especialistas em vida selvagem. Se você souber de um peixe-boi encalhado, preso, ferido ou morto, ligue para a Linha Direta de Alerta de Vida Selvagem do FWC no número 888-404-3922.
Não tente mover um peixe-boi encalhado por conta própria. A FWC trabalha em colaboração com o público e uma rede de parceiros para resgatar, reabilitar e conservar os peixes-boi.”

TARTARUGAS MARINHAS

“As tartarugas marinhas têm uma estratégia de nidificação que se adapta a eventos naturais de tempestade. As tartarugas marinhas fêmeas depositam vários ninhos durante toda a temporada de nidificação, essencialmente protegendo suas apostas para garantir que, mesmo que ocorra um furacão ou uma tempestade tropical durante a temporada de nidificação, há uma alta probabilidade de que pelo menos alguns dos ninhos sejam incubados com sucesso. Nenhuma temporada de tempestade é uma perda total para os ninhos de tartarugas marinhas da Flórida.


Nunca desenterre ninhos de tartarugas marinhas ou colete ovos de tartarugas marinhas que possam ser encontrados na praia após a tempestade. Esses esforços podem ter consequências não intencionais para os ovos em incubação ou filhotes e raramente resultam na eclosão dos ovos. Entre em contato com a Wildlife Alert Hotline da FWC pelo telefone 1-888-404-FWCC para informar a FWC sobre a localização de tartarugas marinhas que tenham sido arrastadas, estejam doentes ou feridas, para que possam ser recuperadas e receber os cuidados adequados.”

COBRAS

“É mais provável que você veja cobras com níveis de água mais altos após a tempestade.
A maioria das cobras que você encontrará provavelmente não é venenosa e terá mais medo de você do que você delas. Se você vir uma cobra, afaste-se. As cobras não são agressivas com os seres humanos, a menos que se sintam ameaçadas. Elas preferem evitar encontros e geralmente fogem. Para evitar picadas de cobra, deixe as cobras em paz, fique longe da grama alta, a menos que use botas grossas, e mantenha as mãos e os pés longe de áreas que você não possa ver.”

Fonte: Click Orlando; FWC