Primeiro cemitério subaquático do mundo está localizado na Flórida

O Neptune Memorial Reef pretende ser o maior recife artificial do planeta

Por Lara Barth

Neptune Memorial Reef é o primeiro cemitério subaquático do mundo

O Neptune Memorial Reef não é apenas o primeiro cemitério subaquático do mundo, mas também o maior recife artificial do planeta.

O cemitério está localizado a 12 metros debaixo d'água na Biscayne Bay, a mais de 4 km da costa de Miami Beach.

“Foi um grupo de empresários da região que teve a ideia”, disse o diretor de recursos comunitários do Neptune Memorial Reef, Michael Tabers.

O funcionamento é simples: os restos mortais cremados dos clientes são misturados com água e transformados em “colocações” no recife, que foi equipado com várias outras estruturas de concreto.

Obviamente, os clientes podem escolher qual colocação desejam e onde gostariam que ela ficasse. Essas colocações podem assumir a forma de colunas, arcos ou vida marinha local.

A empresa diz que os entes queridos que desejam visitar o local de descanso de um membro da família podem levar suas próprias embarcações particulares ou um barco fretado até o recife para nadar por conta própria.

“Muitos receberam certificação de mergulho autônomo para que possam voltar e visitar o local ano após ano para homenagear seu ente querido”, diz o site da empresa. “Uma família local é conhecida por ancorar seu veleiro de 70 pés e passar o dia com seu pai, tio e avô, que estão homenageados no recife.”

Até o momento, Tabers disse que houve cerca de 1.500 colocações no recife, embora haja milhares de outras de clientes que já reservaram lugares no cemitério.

Quando o recife começou a funcionar em 2007, ele ocupava cerca de meio acre. Em 2018, o recife ganhou muito mais popularidade e, por isso, foi ampliado para cerca de um acre inteiro. Mas não é aí que ele termina.

“Agora, como implantamos a segunda fase (em 2018), temos bastante disponibilidade”, disse Tabers. “E quando começar a encher e as pessoas começarem a se organizar previamente e reservar seus espaços, quando estiver cheio, lançaremos a próxima fase do recife.”

Uma vez concluído, espera-se que o recife se estenda por 16 acres no fundo do mar, com capacidade para acomodar mais de 250.000 pessoas. E essa é uma ótima notícia para a vida marinha local.

A conservação dos recifes de coral é um grande empreendimento na Flórida, com vários grupos em todo o estado envolvidos em pesquisas para evitar que os recifes de coral sejam potencialmente extintos.

Assim, o Neptune Memorial Reef é um grande benefício para o ambiente marinho local, pois oferece superfícies duras que ajudam os corais a se desenvolverem e apresenta muitos recantos onde os peixes pequenos podem se esconder dos predadores.

Fonte: News 6