Flórida remove página LGBTQ+ do site de turismo do estado

Membros da comunidade LGBTQ+ argumentam que isso pode ter um impacto negativo no turismo e, consequentemente, economia do estado

Por Lara Barth

Pride Parade em St. Petersburg, 2015

No site oficial de turismo do estado ‘Visit Florida’, é possível encontrar uma série de sugestões de atividades, mas uma seção antes destinada a viajantes LGBTQ+ foi removida, e as autoridades estaduais não explicaram o motivo, nem deram qualquer aviso prévio.

Key West, Fort Lauderdale, Wilton Manors e São Petersburgo estão entre as várias cidades da Flórida que há muito tempo são os principais destinos dos EUA para turistas LGBTQ+.

Keith Blackburn, presidente e CEO da Câmara de Comércio LGBT da Grande Fort Lauderdale, lamentou a ação.

“Não é realmente uma surpresa, porque Tallahassee promulgou tanta legislação anti-LGBT nos últimos anos que essa é só mais uma coisa que eles fizeram para tentar apagar e insultar nossa comunidade”, disse Blackburn. “O impacto é econômico, é social. Há muitos impactos. Perdemos muitos negócios. Perdemos muitas viagens de lazer, perdemos conferências, reuniões e eventos.”

No ano passado, vários grupos de direitos civis emitiram um aviso de viagem para a Flórida, dizendo que as políticas defendidas por DeSantis e pelos legisladores da Flórida são “abertamente hostis em relação a afro-americanos, pessoas de cor e indivíduos LGBTQ+”.

William Smith está igualmente chateado com a mudança. Ele ajuda a administrar a Cake Daddy's, uma padaria nova na Wilton Drive que se orgulha de seus bolos, biscoitos e cupcakes, mas agora teme que os turistas que queiram frequentar essa empresa e outros estabelecimentos gay friendly tenham dificuldade de encontrá-los.

“Se você está fazendo cortes, todos deveriam estar envolvidos nisso, não apenas um grupo marginalizado de pessoas”, disse Smith. “A página era como um roteiro para a comunidade LGBTQ. Já não temos muitos recursos. Além disso, é discriminação pura e simples.”

O Visit Florida é uma parceria público-privada entre o estado da Flórida e o setor de turismo do estado. O estado contribui com cerca de US$ 50 milhões por ano para a agência a partir de dois fundos de turismo e desenvolvimento econômico.

A Flórida é um dos estados mais populares dos EUA para turistas, e o turismo é um de seus maiores setores. Cerca de 141 milhões de turistas visitaram a Flórida em 2023, e os visitantes de fora do estado contribuíram com mais de US$ 102 bilhões para a economia o estado.

Fonte: Local 10; AP