Casos de Mpox aumentam no sul da Flórida em meio a crise global

Médicos dizem que o sul da Flórida pode ser mais suscetível à disseminação da doença por ser um destino internacional

Por Lara Barth

OMS declara Mpox emergência global

Os casos de Mpox estão aumentando no sul da Flórida, ao mesmo tempo que uma nova variante está causando preocupações no exterior.

Os médicos dizem que a nova variante “Clade 1” é mais mortal e parece estar se espalhar mais rapidamente do que a “Clade 2”, que se espalhou por todo o mundo em um surto em 2022, incluindo o sul da Flórida.

Ao contrário da “Clade 2”, o Dr. Jyoti Somani, da Jackson Health Systems, diz que 75% dos casos envolvendo a “Clade 1” são em crianças.

“Historicamente, a taxa de mortalidade tem sido cerca de 10% maior, em comparação com o Clade 2”, explica.

Dr. Somani diz que a nova variante também produz uma erupção cutânea que parece se espalhar por todo o corpo, enquanto as erupções causadas pelo “Clade 2” estavam em áreas limitadas do corpo.

Outros sintomas podem incluir febre, inchaço dos gânglios linfáticos, dores musculares, dor de cabeça e sintomas respiratórios.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global devido à disseminação do “Clade 1”, originário da República Democrática do Congo, na África. Pelo menos um caso da nova cepa já foi registrado na Suécia.

O Dr. Somani diz que o sul da Flórida pode ser mais suscetível à disseminação da doença por ser um destino internacional.

Robert Boo, CEO do Pride Center at Equality Park, já está se preparando para usar o financiamento para lançar uma campanha de conscientização, como fizeram em 2022.

“É uma questão de tempo”, disse Boo. “Nossa meta é atingir, no mínimo, 26.000 pessoas. O Mpox é um problema não apenas para a comunidade LGBTQ. É para toda a comunidade.”

O Departamento de Saúde da Flórida não ativou nenhum alerta de saúde, mas disse à NBC6 que há bastante oferta de vacinas, se necessário.

Embora a nova variante ainda não tenha sido registrada na Flórida, os casos de Mpox “Clade 2” já estão superando os números do ano passado. Na segunda-feira (19), Miami-Dade registrava 48 casos e Broward registrava 23 casos.

Ainda assim, é um número muito distante das centenas de casos registrados em ambos os condados há apenas dois anos, em 2022.

“Estamos preparados, temos a vacina, portanto devemos conseguir manter isso sob controle”, disse o Dr. Somani.

 

Fonte: NBC 6