O Departamento de Proteção Ambiental da Flórida (DEP) anunciou planos para "melhorar" as instalações do parque estadual, provocando reações variadas e protestos planejados.
O DEP anunciou, na semana passada, o que chamou de “Great Outdoors Initiative”, com o objetivo de expandir o acesso público aos parques estaduais. O anúncio incluiu coisas como a adição de acampamentos e cabanas e o aumento “do número de oportunidades de recreação ao ar livre disponíveis nos parques estaduais da Flórida, incluindo pickleball, golfe e remo”.
“A iniciativa trabalhará para expandir o acesso público, aumentar as atividades ao ar livre e oferecer novas opções de hospedagem nos parques estaduais da Flórida - reforçando a dedicação do estado à conservação, à economia de recreação ao ar livre e à alta qualidade de vida dos floridianos”, disse o departamento em um comunicado à imprensa
Há mudanças planejadas para o Honeymoon Island State Park no condado de Pinellas, Hillsborough River State Park no condado de Hillsborough, Oleta River State Park no condado de Miami-Dade, Jonathan Dickinson State Park no condado de Martin, Dr. Von D. Mizell-Eula Johnson State Park no condado de Broward, Anastasia State Park no condado de St. Johns, Camp Helen State Park no condado de Bay e Topsail Hill Preserve e Grayton Beach State Park no condado de Walton.
Mas a reação do público não foi exatamente a que o Departamento de Proteção Ambiental esperava. Grupos ambientalistas rapidamente criticaram a iniciativa e receberam o apoio de legisladores republicanos, incluindo a presidente do Senado, Kathleen Passidomo, que é uma das principais defensoras da criação de um corredor de vida selvagem em todo o estado.
“Trabalhamos arduamente para melhorar nossos parques estaduais com o objetivo de proteger e preservar habitats naturais e melhorar o acesso a atividades recreativas passivas, como caminhadas, ciclismo ou canoagem”, disse Passidomo no site de mídia social X. ”Nossa visão não contemplou a adição de campos de golfe e hotéis, que, na minha opinião, não estão alinhados com a apreciação pacífica e tranquila da natureza. Estou aberto a outras ideias, mas, pelo que sei até o momento, a proposta não deve seguir adiante em sua forma atual.”
De acordo com a Florida Sports Foundation, o estado tem mais de 1.100 campos de golfe, com visitantes de fora do estado jogando um terço das quase 48 milhões de rodadas anuais. A Visit Florida, a agência de marketing de turismo do estado, estima que o número de campos de golfe públicos no estado seja superior a 1.400.
O site Pickleheads lista 1.160 locais de pickleball na Flórida, o maior número de qualquer estado para esse esporte em crescimento. Jacksonville, Tampa e Orlando têm o maior número de quadras.
A forte reação do público levou o DEP a recuar. Na segunda-feira (26), uma porta-voz disse em um comunicado:
“Devido ao grande interesse na Great Outdoors Initiative 2024-25, o Departamento de Proteção Ambiental da Flórida (DEP) está procurando novos locais para acomodar o público. Queremos garantir que todos tenham a oportunidade de participar”.
“A opinião do público é vital para a tomada de decisões do DEP. Para obter feedback sobre seus parques estaduais favoritos, lançamos uma página da Web dedicada a mais sugestões.”
“Novas datas de reuniões serão anunciadas em breve, com reuniões previstas para a semana de 2 de setembro de 2024.”