Nova lei da Flórida exige mais transparência de estacionamentos privados

Por Arlaine Castro

A lei estadual entrou em vigor este mês e exige informações claras sobre regras de cobrança e violações aos infratores, além de outras regulamentações.

Uma nova lei da Flórida exige mais transparência de estacionamentos privados. A lei estadual entrou em vigor este mês e exige informações claras sobre regras de cobrança e violações aos infratores, além de outras regulamentações.

A lei também exige que as violações sejam colocadas claramente no veículo ou enviadas pelo correio no prazo de cinco dias úteis após a violação e estabelece diretrizes sobre quando as multas por atraso podem ser pagas.

No mês passado, a deputada estadual Vicki Lopez, republicana de Miami e co-patrocinadora do projeto de lei, pagou pelo estacionamento em uma garagem particular em Coconut Grove, mas quando ela foi sair, a máquina informou que seu tíquete havia expirado. Embora tenha sido cobrado US$ 25 na saída, uma semana depois ela recebeu uma fatura cobrando outros US$ 87 pela violação.

Não foi a primeira vez que Lopez disse que foi “vítima” de cobranças de estacionamento privado no sul da Flórida. Durante seu mandato, ela disse que recebeu muitas ligações de eleitores que se sentiam enganados sobre as acusações. Após uma inspeção mais aprofundada, ela percebeu que era um problema que se estendia muito além do seu distrito.

“À medida que recebíamos mais e mais ligações, eu disse: ‘Espere, o que está acontecendo aqui?'” Lopez disse ao Miami Herald. “Acontece que isso está acontecendo em Tampa, em Orlando, e parece ser um problema em todo o estado, já que os estacionamentos privados não têm total transparência.”

O projeto de lei da Câmara co-patrocinado por Lopez e pela deputada estadual Demi Busatta Cabrera (R-Coral Gables) que entrou em vigor em 1º de julho agora exige regulamentações e sinalização adicionais para determinados estacionamentos privados. A deputada enfatizou que a lei não visa regular o mercado de estacionamento privado, apenas torná-lo mais transparente.

Agora, condados e municípios estão se adequando à nova lei.

Fonte: Miami Herald.