População da Flórida ultrapassa 23 milhões; estado é o terceiro mais populoso dos EUA

Por Arlaine Castro

Em 1º de abril deste ano, a Flórida tinha 23.002.597 residentes, de acordo com estimativas divulgadas no início deste mês pela Conferência Estadual de Estimativa Demográfica.

A população da Flórida ultrapassou a marca dos 23 milhões de residentes pela primeira vez este ano devido ao afluxo de pessoas que se deslocam de outros estados, de acordo com estimativas demográficas estaduais.

Em 1º de abril deste ano, a Flórida tinha 23.002.597 residentes, de acordo com estimativas divulgadas no início deste mês pela Conferência Estadual de Estimativa Demográfica.

A Flórida é o terceiro estado mais populoso dos EUA, atrás apenas dos 39,5 milhões de residentes da Califórnia e dos 30,5 milhões de habitantes do Texas.

De ganho populacional foram quase 359 mil pessoas no ano passado. O estado tem acrescentado cerca de 350 mil a 375 mil pessoas a cada ano nesta década, de acordo com as estimativas.

Espera-se que o crescimento populacional atinja o pico este ano e diminua a cada ano seguinte durante o resto da década de 2020, à medida que a coorte final de baby boomers que entram na reforma diminui, de acordo com as estimativas.

No início da década de 2030, a taxa de crescimento da Flórida será inferior a 1%, depois de atingir os 1,6% esperados este ano.

Pouco antes do início da pandemia de COVID-19, no início de 2020, todo o crescimento da Flórida veio de pessoas que se mudaram para o Sunshine State de outras partes dos Estados Unidos ou do exterior. As mortes ultrapassaram os nascimentos na Flórida desde o final de 2019 e início de 2020, e prevê-se que essa tendência continue na próxima década.

Quase 10% dos residentes da Flórida têm 75 anos ou mais, perdendo apenas para Porto Rico entre os estados dos EUA e o território.

Fonte: Associated Press.