Tecnologia de clonagem de cartões está evoluindo, alerta agente do Serviço Secreto

Por Arlaine Castro

Os dispositivos para o golpe foram encontrados localmente em supermercados, caixas eletrônicos, marinas e lojas de conveniência pela Flórida.

Os golpistas estão ficando mais espertos quando se trata de clonagem de cartões, alertam autoridades. O golpe expandiu e está além de postos de gasolina, mas também em supermercados, caixas eletrônicos e lojas de conveniência.

Os 'skimmers' de cartões, como são chamados os dispositivos para o golpe, foram encontrados localmente em supermercados, caixas eletrônicos, marinas e lojas de conveniência pela Flórida, de acordo com o parceiro do News 6, WJXT.

A ideia é roubar os dados da tarja magnética do cartão, contornando a segurança do leitor de chip. O dispositivo de leitura de cartão é pequeno o suficiente para permanecer indetectável onde você inseriria seu cartão de crédito para pagar.

No passado, os golpistas normalmente usavam uma chave para abrir uma bomba de gasolina ou colocavam uma fachada sobre um leitor de cartão legítimo. É daí que vem o conselho para verificar se há fita de segurança adulterada e sacudir o leitor de cartão.

Mas um vídeo fornecido ao News4JAX pelo Serviço Secreto dos EUA e retirado da dark web mostra como mudou e como é fácil para um skimmer estar no mercado.

Joe Scargill, agente especial do Serviço Secreto dos EUA encarregado do escritório de campo de Jacksonville, forneceu ao News4JAX I-TEAM acesso a vários skimmers apreendidos de empresas reais em Jacksonville.

"É importante que os consumidores entendam que os golpistas estão em constante evolução com o tempo. Você pode ver em tempo real que não é muito complicado”, disse Scargill, enquanto nos mostrava um tutorial de um golpista instalando um dispositivo de skimming de cartão. “Você coloca seu cartão. Ele rouba os dados do seu cartão. Você retira seu cartão. Você não tem ideia de que essa coisa está aí."

O vídeo apresenta algumas das tecnologias de skimming mais recentes e mais caras que realmente facilitam as coisas para os golpistas. Não há fita de segurança ou travas envolvidas.

“Você pode balançar a frente o quanto quiser”, disse Scargill. “Eles não mexeram na parte frontal do dispositivo. Portanto, não vai mudar, ou não deveria mudar se for legítimo.”

Scargill disse que não é mais suficiente verificar se há fitas de segurança adulteradas. Você precisa dar um passo adiante se estiver preocupado com skimmers.

A fita de segurança vermelha ou preta que você vê em uma bomba de gasolina é fácil de duplicar e está amplamente disponível on-line, e a tecnologia skimmer está se tornando menor e mais eficiente.

“Seria muito difícil para um consumidor detectar isso, e há selos falsos em toda a Internet. Portanto, mesmo que o pequeno selo da bomba de gasolina esteja quebrado, ele pode ser facilmente substituído”, disse Scargill. “Qualquer coisa em que você coloque fisicamente seu cartão, você correrá o risco de que isso aconteça.”

O FBI estima que o 'skimming' custa às instituições financeiras e aos consumidores mais de 1 bilhão de dólares por ano. Não é difícil perceber porquê. A tecnologia é avançada e descartável. Mesmo quando um skimmer é confiscado pelas autoridades, um criminoso ainda possui seus dados.

Como evitar

Para se proteger, o melhor conselho é evitar inserir o cartão e usar o toque (a aproximação) para pagar ou pagar com seu telefone sempre que puder, disse Scargill. Além disso, acompanhar os extratos bancários.

Outra maneira confiável de detectar um skimmer é usando um aplicativo. Chama-se “Card Skimmer Locator” e é simples de usar. Basta retirá-lo na bomba de gasolina e se o skimmer estiver usando um dispositivo Bluetooth, ele irá alertá-lo.

Usar Google Wallet, Apple Pay, Tap to Pay ou até mesmo aplicativos de recompensas de postos de gasolina que permitem pagar com seu telefone é a opção mais segura para evitar skimmers – pelo menos por enquanto.

“Tenho certeza de que alguém descobrirá como roubar isso no futuro. É um ambiente em constante evolução”, disse Scargill.

Fonte: WKMG ClickOrlando.