Lei 'anti-woke ' da Flórida é um risco para a segurança nacional, alerta Departamento do Tesouro

Por Arlaine Castro

A carta destacou uma lei assinada pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, em maio, que afirma que seria uma "prática insegura e doentia" os bancos considerarem fatores não financeiros ao fazerem negócios.

O Departamento do Tesouro fez um alerta que as leis estatais que restringem os bancos de considerar fatores ambientais, sociais e de governança podem prejudicar os esforços para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.

A Associated Press obteve uma cópia da carta enviada quinta-feira, 18, aos legisladores. A carta destacou uma lei assinada pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, em maio, que afirma que seria uma “prática insegura e doentia” os bancos considerarem fatores não financeiros ao fazerem negócios. A carta conclui que “tais leis criam incerteza e podem inibir” os esforços de segurança nacional.

Republicanos conservadores como DeSantis têm procurado bloquear padrões de investimento ambiental e socialmente conscientes, dizendo que tais iniciativas podem levar a uma discriminação injusta com base em crenças políticas e prejudicar empresas legítimas. Eles dizem que considerar questões ambientais, sociais e de governança corporativa, ou ESG, antes de decidir se investir é um comportamento descontrolado.

DeSantis disse que a lei questionada pelo Departamento do Tesouro protegeria o acesso que grupos conservadores e a indústria de armas têm ao sector financeiro, argumentando que tais organizações por vezes tiveram as suas contas congeladas ou encerradas.

A carta do Departamento do Tesouro dizia que a lei da Flórida poderia, no entanto, minar o trabalho das agências federais, aumentando “o risco de que traficantes internacionais de drogas, criminosos organizados transnacionais, terroristas e autoridades estrangeiras corruptas usem o sistema financeiro dos EUA para lavar dinheiro, fugir sanções e ameaçam a nossa segurança nacional.”

“A todos os Estados que estejam a considerar leis semelhantes, peço-lhes que pensem duas vezes antes de colocarem em risco a segurança nacional da América”, disse o congressista deputado Josh Gottheimer (Democrata -N.J.) que fe o pedido de análise das leis ao Departamento de Tesouro.

Fonte: Associated Press.