"Nosso amor pela Disney" - Aline Menegat, agente de viagens, conta como uma paixão virou profissão

"Enquanto minhas amigas davam aula, eu montava roteiro para meus passageiros imaginários", analisa a empresária.

Por Arlaine Castro

Aline Menegat, 41 anos, comanda a agência de turismo em Orlando.

Nos últimos anos, aumentou o número de profissionais e famílias brasileiras que buscam vistos americanos, para empreender ou continuar os estudos. As principais concentrações de brasileiros estão na Flórida, Massachusetts, Nova York, Califórnia, Nova Jersey, Connecticut e Geórgia.

Com o objetivo de destacar profissionais brasileiros de diferentes áreas e compartilhar suas histórias de vida nos Estados Unidos, o Gazeta News criou o quadro "Sonho Americano", onde profissionais de diferentes áreas contam sobre sua trajetória, suas dificuldades e vitórias na 'Terra do Tio Sam'.

Nesta edição, destacamos Aline Menegat, 41 anos, empresária e agente de viagens da Menegatour em Orlando. Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, ela tem a sede da agência no Brasil há 18 anos e recentemente abriu uma em Orlando.

Há 8 anos morando na Flórida, nesta entrevista, Aline Menegat conta um pouco da sua trajetória pessoal e profissional que integra a comunidade brasileira na Flórida.

GN - O que te motivou a trabalhar na área de turismo na Flórida?

Minha mãe era professora de inglês e organizava excursões para a Disney desde que eu tinha 6 anos, e sempre nos trazia junto. Até que de 2004 para 2005 entrei para o Disney International College Program e trabalhei no parque Disney's Hollywood Studios, tendo a oportunidade de conhecer a fundo a Filosofia Disney, vivenciar os bastidores e frequentar os parques diariamente. A Menegatour surgiu oficialmente em novembro de 2005, profissionalizando minhas brincadeiras de criança, e encontrando uma grande utilidade para nosso amor pela Disney: o planejamento das viagens de tantas famílias e grupos, que colocavam seus sonhos em nossas mãos.

GN - Já teve alguma outra profissão que não fosse a atual?

Não.

GN - O que você destacaria como o seu diferencial profissional?

Desde que me mudei para os EUA, em 2016, comecei a criar conteúdo diariamente para o @falandodeorlando. Nas nossas redes sociais mostro tudo sobre parques, passeios, compras, restaurantes, além de compartilhar dicas preciosas para quem está planejando uma viagem para Orlando, com base na expertise de 18 anos como agente de viagens especializada no destino.

GN - Mais profissionais brasileiros têm vindo aos EUA para trabalhar de forma legal. O que você acha disso?

Amo viver em Orlando porque é um pedacinho do Brasil dentro dos EUA. Sempre prestigio os profissionais brasileiros, porque além de ser muito mais confortável ser atendido por alguém que fala nossa língua, faz toda a diferença entender nosso jeito, compartilhar da mesma cultura.

GN - O que é o "sonho americano" para você?

É poder viver tranquilamente, sem o medo constante da violência em cada esquina. É prosperar, colher os frutos de muito trabalho, porque a cada dia tenho mais certeza de que aqui é, sim, a terra das oportunidades.