Filha de brasileiros funda projeto gratuito que ajuda imigrantes para o sistema educacional dos EUA

Yohanna Machado, de 17 anos, criou o All Culture Connect após ter dificuldade para se inscrever para universidade.

Por Arlaine Castro

Estudante do último ano do ensino médio no sul da Flórida, Yohanna Machado, 17 anos, quer ajudar imigrantes.

Filha de brasileiros nascida na Flórida, a estudante Yohanna Machado, 17 anos, fundou o All Culture Connect, um projeto que ajuda imigrantes e suas famílias a entenderem o sistema educacional dos Estados Unidos.

Como filha de imigrantes e a primeira da família a frequentar a faculdade nos EUA, ela conta que enfrentou muitas dificuldades durante o processo de inscrição por falta de informação. Foi assim que decidiu ajudar outras famílias que passam pelo mesmo processo.

"Minha mãe é de Santa Catarina e meu pai de Goiás. Eu nasci aqui e moro em Coconut Creek, mas meus pais vieram do Brasil e não sabiam muito sobre escolas e nada sobre universidades. Por isso resolvi ajudar, porque estou vendo as dificuldades que temos (imigrantes) por não sabermos como funciona", afirma.

O trabalho é totalmente voluntário. No último ano do ensino médio na American Heritage High School, a adolescente oferece também aulas online gratuitas de matemática, inglês e ciências para crianças desde o jardim de infância até o ensino médio.

E complementa sobre a consultoria aos pais que não entendem muito o sistema escolar dos EUA. "Também dou consultoria para ajudar os pais a entenderem a importância de escolher as classes certas, das atividades extra escolares que são também importantes. Explico o que são o GPA (Grade Point Average), entre outras coisas. Qualquer coisa relacionada a escola eu posso ajudar", explica.

"O sistema educacional americano é muito diferente daqueles de outros países. Tudo o que um aluno faz no ensino médio, às vezes até antes do ensino médio, é importante para a aceitação na faculdade nos Estados Unidos, então se você deseja colocar seu filho no melhor caminho acadêmico, mas não sabe como, não precisa se preocupar", diz o site.

O programa está em expansão e atende também em outras línguas, como em espanhol, russo e hindi. "Qualquer pessoa imigrante ou filho de imigrante pode entrar em contato e será atendido sem custo algum", afirma Yohanna.

"No All Culture Connect, oferecemos recursos, orientações e apoio gratuito para ajudar famílias a tomarem decisões informadas sobre a educação de seus filhos. Também ofereço aulas de reforço em matemática, inglês e ciências, explico como entrar em uma faculdade sem pagar, quais classes escolher para um currículo forte, e dou assessoria em qualquer questão escolar. Meu foco é ajudar os pais, pois muitos filhos escolhem apenas matérias fáceis, perdendo oportunidades de bolsas de estudo", ressalta a adolescente.

As aulas e consultorias são dadas somente pela internet. "Sempre recebo perguntas pelo site e no momento dou as aulas via zoom. Quando tiver algum caso diferente talvez possa ser pessoalmente", completa.

Para mais informações: Yohanna Machado (754) 303-4231 ou acesse www.allcultureconnect.com