Voluntários recolhem toneladas de lixo nas praias do sul da Flórida após o 4 de julho

Por Arlaine Castro

A Surfrider Foundation recolheu 400kg (880 libras) de plástico, papelão e outros detritos deixados para trás em Deerfield Beach.

As festividades do 4 de julho - Dia da Independência - atraem grandes multidões às nossas praias todos os anos. Mas quando os fogos de artifício desaparecem e as celebrações terminam, o que às vezes fica para trás é um mar de lixo.

Nas praias do sul da Flórida, voluntários retiraram muito lixo jogado nas areais e até na água durante as comemorações do feriado.

Na sexta-feira, 5, a filial da Surfrider no condado de Broward, uma organização sem fins lucrativos dedicada à “proteção e aproveitamento dos oceanos, ondas e praias do mundo”, realizou sua limpeza anual em Deerfield Beach das 5h às 7h de sexta-feira, naquele que a organização chama de "o dia mais sujo do ano".

Na última contagem, a organização recolheu 400kg (880 libras) de plástico, papelão e outros detritos deixados para trás.

“No ano passado estivemos aqui. Éramos sete e coletamos 350 quilos de lixo em 45 minutos”, disse a voluntária Jillian. “São 7 horas agora e já terminamos a limpeza da praia e temos dez vezes mais voluntários este ano.”

Esses voluntários, usando luvas e equipamentos de proteção solar, separaram o lixo e separaram alguns itens recicláveis. “Esta praia é um local onde gostamos de recriar e não é possível fazer isso quando está coberta de lixo”, acrescentou Jillian.

Miami

Em Miami Beach, voluntários da Surfrider em Miami, em conjunto com a FIU, fizeram a limpeza também na sexta-feira, das 3pm às 5pm.

No ano passado, 1.300 voluntários do Surfrider participaram de 30 limpezas em todo o país, recolhendo mais de 45.000 quilos de lixo.

Localmente, esta iniciativa inspirou mais de uma dúzia de voluntários a virem buscar um balde e recolher o lixo.

Embalagens de comida, toneladas de pontas de cigarro, garrafas de vidro, chinelos e outros detritos foram encontrados nas areias.

O esforço de limpeza nacional deste ano se estende das praias do Maine ao oeste da Califórnia e do Havaí e tem como objetivo espalhar a conscientização e proteger as praias e a vida marinha.

Fonte: NBC6 e CBS News.