Os residentes de uma comunidade do condado de Broward estão preocupados com o aumento no número de avistamentos de coiotes na região.
Um dos flagrantes por câmera aconteceu em Melrose Park, Fort Lauderdale. O animal foi visto rondando a região por volta das cinco horas da manhã há algumas semanas.
O registro ocorreu apenas dias antes do morador local James Thomas contar ao Local 10 News que seu chihuahua, chamado Big Boi, foi atacado do lado de fora de sua casa por um coiote a apenas alguns quarteirões de distância.
“Eu estava apavorado”, disse Thomas. “Correndo atrás dele e tentando pegá-lo, gritando e berrando com ele, mas ele não soltava. Big boi era como um filho para mim.”
Wilton Manors é uma área que também está registrando um aumento no número de avistamentos de coiotes. Com o aumento das preocupações, as autoridades da Florida Fish and Wildlife Conservation Commission (FWC) se reuniram com a cidade na noite de terça-feira para ouvir os moradores.
A reunião, que ocorreu na Prefeitura de Wilton Manors, também serviu para educar os participantes sobre como manter os animais de estimação seguros.
“Eles devem sentir que você é uma ameaça maior para eles do que eles para você”, afirmou Jayne Johnston, bióloga da FWC. “É preciso restabelecer o medo que eles têm dos humanos. (…) Na verdade, eles não são uma ameaça tão grande quanto as pessoas imaginam. É apenas uma questão de deixar as pessoas confortáveis com a ideia de que os coiotes estarão na comunidade”, explicou.
Johnston disse que os coiotes raramente atacam pessoas. Nos últimos 50 anos, houve duas mortes de humanos por esses animais.
Avistamentos de coiotes foram relatados em todos os 67 condados da Flórida, de acordo com o FWC, e devem continuar acontecendo nos próximos meses. A organização também diz que os animais estão sempre procurando fontes de alimento, portanto, manter o lixo fora do alcance deles pode ajudar.