Centro Nacional de Furacões emite primeira previsão diária da temporada 2024

Por Arlaine Castro

Uma perturbação entre a África Ocidental e as Ilhas de Barlavento deverá se fortalecer para uma depressão tropical na noite desta terça-feira e poderá ser uma tempestade tropical na quinta-feira, 7, avançando para um furacão no final desta semana.

O Centro Nacional de Furacões emitiu a primeira previsão tropical diária da temporada de furacões no Atlântico de 2024.

Embora a temporada de furacões comece oficialmente em 1º de junho, o NHC tem emitido previsões no início dos últimos anos para dar conta da atividade inicial, uma tendência que começou em 2021.

Nesta quarta-feira, 15, o Centro Nacional de Furacões divulgou sua primeira previsão diária do clima tropical, emitida a cada seis horas, de 15 de maio a 30 de novembro, às 2h, 8h, 14h e 20h.

A última atualização do NHC às 8h do dia 15 de maio não mostra nenhum desenvolvimento nos próximos sete dias.

Isso serve como um lembrete valioso não apenas para nos prepararmos para a próxima temporada, mas também para ficarmos atentos sobre onde obteremos atualizações meteorológicas cruciais.

Oceanos mais quentes

As temperaturas da superfície do mar no Oceano Atlântico já estão atingindo os níveis do início do verão, uma tendência preocupante que pode indicar uma temporada ativa de furacões pela frente – ou outra onda de calor marinha.

Brian McNoldy, pesquisador associado sênior da Universidade de Miami entrevistado pelo Miami Herald, chamou esse calor do início da temporada de “muito, muito excepcional” e disse que é um forte sinal de que a próxima temporada de furacões poderá ver um número de tempestades acima da média.

No Atlântico Norte, as temperaturas da água estão três meses adiantadas, em níveis de maio, segundo ele. Na principal região de desenvolvimento do Atlântico, onde nasce a maioria dos furacões, McNoldy disse que as temperaturas da superfície do mar estão mais próximas dos níveis de julho.

“Isso é como uma temporada de furacões agora”, disse ele. “Estamos superando todos os outros anos, não há comparação.” Mas a temporada de furacões só começa em 1º de junho, deixando longas semanas de aquecimento entre agora e a data oficial de início.

As altas temperaturas da superfície do mar estão intimamente ligadas a mais formações de tempestades e a um início de temporada mais precoce. Os cientistas sugeriram que o aquecimento provocado pelas alterações climáticas adiantou o início da temporada de furacões para mais de duas semanas antes, para meados de maio.