Alerta de poluição fecal é emitido para praias de Palm Beach, sul da Flórida

Por Arlaine Castro

Especificamente, o aviso se aplica a Municipal Beach e ao Parque Dubois em Júpiter. No entanto, as autoridades apontam para cuidado ao tomar banho também em outras praias.

O Departamento de Saúde da Flórida, no condado de Palm Beach, emitiu um alerta de saúde sobre a qualidade da água na terça-feira, 30 de abril, alertando sobre potencial poluição fecal.

Especificamente, o aviso se aplica a Municipal Beach e ao Parque Dubois em Júpiter. No entanto, as autoridades apontam para cuidado ao tomar banho também em outras praias.

Segundo o Departamento de Saúde, testes realizados no dia anterior ao aviso mostraram que a água desses locais estava contaminada com a bactéria Enterococcus.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (United States Environmental Protection Agency - EPA) explica que essas bactérias são geralmente encontradas nos intestinos de muitos animais de sangue quente, como os humanos, por isso podem indicar contaminação fecal em riachos e rios.

Isso pode fazer com que banhistas e outras pessoas que usam cursos de água afetados fiquem doentes, bem como risco de doenças de pele, olhos, ouvidos ou respiratórias, dizem os especialistas.

Embora o Departamento de Saúde não indique a causa da contaminação, a EPA lista várias razões possíveis para a poluição fecal, tais como:

- Efluente da estação de tratamento de águas residuais
- Vazamento de sistemas sépticos
- Escoamento de água de tempestade
- Esgoto despejado por velejadores
- Escoamento de áreas de armazenamento de esterco
- Resíduos de vida selvagem
- Independentemente da causa, banhistas são desaconselhados a entrar na água nessas áreas, pois o nível de bactérias ultrapassa os limites estaduais.

Este aviso continuará até que os níveis de bactérias estejam abaixo do nível de saúde aceito. Os resultados dos testes estão disponíveis em FloridaHealth.gov/HealthyBeaches.

Para obter mais informações, ligue para 561-837-5900 ou visite PalmBeach.FloridaHealth.gov.

Fonte: Click Orlando.