Brasileiros de várias regiões da Flórida se juntaram para arrecadar e enviar doações para os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Doações estão sendo recebidas em Orlando, Miami e outras cidades das regiões central e sul do estado. (Veja os locais nas imagens no final desta matéria).
Segundo a Assistência Social da Prefeitura de Porto Alegre, os itens mais necessários para doação são alimentos não perecíveis e cestas básicas, itens de higiene pessoal – como pasta e escovas de dentes -, roupas de cama e banho e água mineral.
A gaúcha moradora de Miami, Ana Alice Soares, está em Porto Alegre organizando com outros brasileiros que estão na Flórida o envio e o recebimento das doações. A iniciativa está sendo liderada por ela com o apoio do grupo Gaúchas em Miami. "São quase 200 gaúchas de um grupo de whatsapp que se uniram em prol dessa causa", ressaltou.
"Pessoal, estou em Porto Alegre por ironia do destino. Estou com a minha família daqui. Organizamos uma missão para enviar daí de Miami muita ajuda para cá. Estou em contato com a Casa Civil aqui e ajudando em tudo que posso. Por favor, distribuam ao máximo de pessoas possível para que chegue tudo que pudermos para cá", disse.
Ao Gazeta News, a gaúcha disse que ainda não há uma data específica para o envio, pois estão organizando com a companhia aérea Azul e também com autoridades brasileiras, mas será tão logo esteja tudo pronto.
Pontos de arrecadação
Há diversos pontos de arrecadação na Flórida. Veja nas imagens abaixo os locais e quais itens podem ser doados.
Dentre os itens mais necessários estão:
Roupa de cama
Roupa de banho
Cobertor
Roupa de frio para adulto e criança
Fralda geriátrica
Fralda infantil
Colchão a vácuo
Calçado
Travesseiro
Brinquedos
Medicamentos
Produtos de higiene pessoal
Azul
Diante da situação de calamidade pública na região sul do país, a empresa estabeleceu postos de arrecadação de mantimentos nos 160 aeroportos em que opera e nas 103 lojas da Azul Viagens distribuídas pelo Brasil e na Flórida.
A Azul anunciou ainda a criação de um Fundo Social de apoio humanitário. O objetivo do fundo é angariar recursos para prestar apoio a pessoas impactadas por desastres naturais e crises sociais de grandes proporções.
O primeiro apoiador do Fundo Social da Azul é o Itaú Unibanco, instituição financeira parceira da companhia, que concretizou uma doação de R$ 5 milhões e que será utilizada para auxiliar na operação humanitária no Rio Grande do Sul.