Donald Trump comparece a tribunal na Flórida; defesa tenta adiar julgamento

Por Arlaine Castro

Donald Trump chega ao tribunal.

Donald Trump compareceu a um tribunal em Fort Pierce, Flórida, nesta sexta-feira, 1. Sua equipe de defesa tenta adiar o julgamento no caso de documentos confidenciais federais que ele guardou em Mar-a-Lago, Palm Beach, após deixar o cargo de presidente.

A juíza distrital dos EUA, Aileen Cannon, está ouvindo argumentos hoje durante uma conferência judicial sobre a mudança da data do julgamento para 20 de maio. O ex-presidente participa pessoalmente e já se declarou inocente de 40 acusações criminais no caso.

Originalmente programado para começar em maio, o julgamento foi adiado por uma batalha legal sobre quais provas a equipe jurídica de Trump poderá analisar. Os promotores estão pressionando por um início em 8 de julho, enquanto Trump, em vez disso, quer uma data após a eleição, ou em agosto.

Ele é acusado de reter arquivos confidenciais de segurança nacional em seu resort em Mar-a-Lago, Palm Beach, depois de deixar o cargo em janeiro de 2021, e de obstruir os repetidos esforços do governo para recuperá-los.

Junto com ele, indiciados por acusações relacionadas estão seu assessor pessoal Walt Nauta e o gerente imobiliário de Mar-a-Lago, Carlos de Oliveira.

Trump, que deverá conquistar extraoficialmente a nomeação republicana para presidente no final deste mês, descreveu os quatro processos criminais que enfrenta este ano como uma "caça às bruxas" politicamente motivada, movida pelos democratas para prejudicar as suas perspectivas de reeleição.

Outros processos

Seu julgamento em Nova York relacionado ao pagamento de dinheiro secreto à estrela pornô Stormy Daniels começa em 25 de março e deve durar seis semanas. O seu processo federal em Washington sobre acusações de interferência eleitoral, também apresentado pelo gabinete do procurador especial, está suspenso enquanto o Supremo Tribunal dos EUA decide sobre a alegação de Trump de que ele deveria ser imune a processos judiciais. Um julgamento na Geórgia sobre acusações semelhantes aguarda data de julgamento.

Fonte: BBC.