Aluna de 9 anos passa mal após comer doce à base de maconha em Miami Gardens (FL)

Por Arlaine Castro

O doce de maconha conhecido como "Gas Heads Xtremes" se parece com um doce azedo normal chamado "Airheads Xtreme".

Uma menina de 9 anos foi hospitalizada na terça-feira, 28, depois de comer por engano um doce à base de maconha na escola em Miami Gardens, sul da Flórida.

Chrissionna Symonette, que estuda na Bunche Park Elementary, comeu um alimento de maconha conhecido como "Gas Heads Xtremes", feito para parecer um doce azedo chamado “Airheads Xtreme”.

As autoridades dizem que a parte inferior da embalagem do Gas Heads tem uma pequena folha de maconha e a dosagem de THC na parte inferior, mas o resto da embalagem e os gráficos são quase idênticos.

Chrissionna disse ao pai que ganhou o doce de um aluno da quinta série da escola na manhã de terça-feira. Ela diz que vários de seus colegas também comeram os doces e sentiram que tinham muito pouca energia durante o dia escolar. Alguns de seus colegas até foram à enfermaria depois de comer.

Chauncy Symonette, pai de Chrissionna, disse ao Local 10 News que percebeu que sua filha não estava agindo bem quando ele a pegou na escola. “Ela não era ela mesma”, disse ele. “Ela estava (atuando) fora do comum. Eu estava perguntando coisas como seu aniversário (e) ela não sabia.”

Só mais tarde naquele dia a família fez a conexão com o doce. Ela mostrou o desenho do pacote ao pai. “Quando olhei para aquilo e vi o que era, fiquei em choque e descrente", disse. 

A menina foi então levada ao atendimento de urgência, onde os testes mostraram cannabis em seu sistema sanguíneo. Ela foi tratada e passa bem. 

A família de Chrissionna diz que está grata por ela estar bem, mas quer respostas sobre como os alunos conseguiram acesso aos alimentos.

As Escolas Públicas de Miami-Dade divulgaram um comunicado na quarta-feira após o incidente, dizendo que o Departamento de Polícia Escolar de Miami-Dade, em conjunto com a administração escolar, está investigando o caso. Nenhuma acusação criminal foi apresentada.

Casos de crianças ingerindo doces à base de maconha não são incomuns. Em Lauderdale Lakes, um estudante de 12 anos também passou mal após consumir maconha. Kristy Bradley disse que seu filho Derick Gage comeu um doce de maconha na Lauderdale Lakes Middle School na segunda-feira. O menino disse que outro aluno deu para ele e ele não tinha ideia de que continha drogas, pois parecia um doce normal.

Lei da Flórida

Os alimentos comestíveis estão se tornando um método cada vez mais popular de ingestão de cannabis na Flórida, especialmente para uso clínico. Embora o uso de alimentos seja tecnicamente permitido pela lei estadual da Flórida para indivíduos com um cartão válido de maconha medicinal, a maconha comestível é, no entanto, ilegal para uso recreativo.

Havia quase 850.000 pacientes na Flórida com um Cartão de Maconha Medicinal ativo em 8 de setembro. Desde que os eleitores aprovaram esmagadoramente a Emenda 2 em 2016, com 71,3% dos votos, a maconha medicinal tornou-se legal e popular na Flórida.