Este ano, o desenvolvimento significativo nas opções de viagens para o Thanksgiving vem da Flórida, onde a nova linha ferroviária de trem de alta velocidade conecta Miami e Orlando. O serviço – a única ferrovia multicidades de propriedade privada nos EUA – foi lançado há menos de dois meses pela Brightline já é lucrativo e está registrando um aumento no número de passageiros.
De acordo com especialistas, a ferrovia de alta velocidade da Flórida pode ser modelo para viagens futuras nos EUA. Lançado pela primeira vez em 2018, seus trens, que podem atingir velocidades de 200 quilômetros por hora, tiveram um aumento de 116% no número de passageiros este ano. A empresa prevê acomodar aproximadamente 4,3 milhões de passageiros anualmente entre o sul da Flórida e Orlando até 2025.
A Brightline construiu o seu serviço inicial entre West Palm e Miami em apenas quatro anos, numa linha de transporte de mercadorias existente. Sua segunda fase, ligando Miami e Orlando, passa por uma via expressa, o que ajudou a agilizar o licenciamento e a construção. A ferrovia eventualmente se estenderá até Tampa.
Com comodidades como serviço de alimentação nos assentos e assentos de couro de alta qualidade, o trem de alta velocidade oferece uma alternativa competitiva às viagens rodoviárias. Wes Edens, presidente da Brightline, disse que a rota Orlando-Miami economiza aos passageiros em média uma a duas horas.
Agora, a Brightline tem um projeto pronto para ligar Los Angeles e Las Vegas, um empreendimento de US$ 12 bilhões que poderá estar operacional em quatro anos. Edens disse que a velocidade do trem ultrapassará 320 quilômetros por hora.
“Não há dúvida de que existem muitos, muitos corredores nos Estados Unidos que se enquadrariam neste projeto, onde você economizará uma quantidade considerável de tempo das pessoas”, disse ele.
Os especialistas em trânsito salientam que os caminhos-de-ferro de alta velocidade, bem-sucedidos na Europa e na Ásia, podem ser eficazes na ligação de cidades distantes entre 240 e 640 quilómetros, mas exigirão um financiamento público substancial.
Embora os comboios mais rápidos dos EUA ainda estejam atrás dos da Europa, transportam diariamente cerca de 100.000 pessoas entre Washington, D.C., Nova Iorque e Boston. A Amtrak tem um plano de longo prazo que prevê a adição de corredores de alta velocidade em todo o país até 2035.
“O público viajante realmente precisa ver o quão promissor é o transporte ferroviário antes de ficar entusiasmado com mercados adicionais”, disse Roger Harris, presidente da Amtrak.
Projetos assim serão benéficos à população em datas nas quais há maior número de viagens, como o Dia de Ação de Graças, quando milhões de americanos se preparam para viagens de férias. A American Automobile Association projeta que mais de 55 milhões de pessoas viajarão mais de 80 quilômetros, o que tornaria este Dia de Ação de Graças o terceiro mais movimentado já registrado.
Fonte: CBS News.