Orlando lidera os EUA em crescimento de empregos em tecnologia em 2022

Outras áreas metropolitanas também se classificaram em alta para o crescimento de empregos de tecnologia, incluindo Miami (104%), Tampa (71%) e Jacksonville (58%).

Por Arlaine Castro

Nos primeiros seis meses do ano, as vagas de emprego na área de tecnologia cresceram 111% em Orlando; Miami, Jacksonville e Tampa também se destacam.

Orlando liderou o país no crescimento de vagas de emprego de tecnologia no primeiro semestre do ano, de acordo com o novo Dice Tech Job Report informado pelo BizJournal.

As vagas de emprego na área de tecnologia da região metropolitana de Orlando nos primeiros seis meses do ano cresceram 111% em comparação com o primeiro semestre de 2021.

Outras áreas metropolitanas da Flórida também se classificaram em alta para o crescimento de empregos de tecnologia ano a ano, incluindo a 2ª posição Miami (104%); nº 8 Tampa (71%) e nº 14 Jacksonville (58%).

Os números do relatório da Dice demonstram que a demanda por talentos de tecnologia em Orlando foi alta na maior parte deste ano. Embora as demissões em massa tenham atingido grandes empregadores de tecnologia na Costa Oeste no final do segundo trimestre, o mercado de trabalho de tecnologia da Flórida Central não foi afetado da mesma maneira.

Orlando foi a principal área metropolitana para o crescimento de vagas de emprego, mas não foi um dos 25 principais mercados com o maior número de vagas de emprego de tecnologia. Nova York, Chicago e Atlanta ficaram com os três primeiros lugares, respectivamente.

O recém-lançado Dice Tech Job Report mostra uma forte demanda sustentada por talentos de tecnologia em todo o país: as vagas de emprego aumentaram 60% em junho de 2022 em comparação com junho de 2021. Mas esse crescimento salta para 104% quando focado em Miami, que ficou em segundo lugar em os EUA.

Outro destaque do relatório é que o salário médio de tecnólogo nas vagas de emprego de tecnologia de Miami cresceu 11,4% entre 2020 e 2021, atingindo US$ 92.004.

Enquanto o crescimento de vagas dobrou em Miami, sinalizando uma demanda crescente, quando comparada a outras áreas metropolitanas, Miami ficou em 20º lugar no volume de postagens de vagas e Tampa em 16º.

Seguindo a tendência, a área tecnológica do tri-condado (Miami-Dade, Broward e West Palm Beach) também está em expansão. A taxa de contratação pelos empregadores de tecnologia do sul da Flórida é a mais alta dos últimos anos.

Os principais cargos no setor de tecnologia incluem desenvolvedores de software e web e analistas de sistemas de computação e segurança da informação, de acordo com a CompTIA.

EUA

Nacionalmente, os empregadores de tecnologia adicionaram 25.500 empregos em agosto, marcando um dos meses mais fortes para o setor até agora em 2022, informou a Computerworld em 6 de setembro.

Até agora este ano, o emprego no setor de tecnologia aumentou em 175.700 empregos, 46% antes de 2021 - e 92% antes de 2019, de acordo com a CompTIA, uma associação sem fins lucrativos para o setor de TI e força de trabalho. (O total inclui todos os funcionários — técnicos e não técnicos — nas folhas de pagamento de empresas de tecnologia.)

Embora os estados com maior população, como Califórnia, Texas e Nova York, tenham visto o maior número de vagas de emprego em tecnologia, a Flórida é o 4o estado entre os 10 com o maior crescimento de empregos mês a mês para o setor, atrás da Carolina do Norte, Alabama e Nebrasca.

No geral, mesmo com as demissões atingindo o setor de tecnologia, o relatório observou que a demanda por talentos em tecnologia continua alta. O relatório analisou 3 milhões de vagas de emprego de tecnologia de janeiro a junho deste ano.

O relatório Dice também listou os 50 principais empregadores de talentos em tecnologia durante o primeiro semestre de 2022. Embora a lista não tenha sido classificada, os principais empregadores locais, incluindo The Walt Disney Co. (NYSE: DIS), Deloitte, L3Harris Technologies Inc. (NYSE : LHX), Lockheed Martin Corp. (NYSE: LMT) e Siemens fazem parte da lista.

As 484.000 posições de tecnologia registradas nacionalmente no mês de julho caíram ligeiramente em relação ao mês anterior, mas permanecem em um nível quase recorde, de acordo com a CompTIA.

De fato, o setor como um todo ganhou 12.700 trabalhadores no mês e, com uma taxa de desemprego de 1,7% em julho, o setor de tecnologia continua a crescer enquanto outros ainda lutam com o impacto da pandemia de Covid-19.