Brasileira de Boca Raton (FL) pede ajuda para tratar câncer de tireoide

Por Arlaine Castro

Flaviana Borges descobriu a doença em um centro de detenção de imigrantes.

Nos Estados Unidos há 9 meses e residente em Boca Raton, sul da Flórida, a brasileira Flaviana Borges compartilhou em suas redes sociais a luta, inclusive financeira, que vem travando contra um câncer de tireoide.

De acordo com ela, a doença foi descoberta durante sua estadia em um centro de detenção para imigrantes, onde ficou por cinco meses, antes de ser liberada e vir para a Flórida.

"Durante o período de detenção, foi descoberto um nódulo na minha garganta. Fiz exames e depois fui submetida a uma biópsia na qual constatou o câncer. Fui então liberada para entrar no país no mesmo dia que realizaram minha biópsia" relata.

Segundo Borges, após cerca de 10 dias ligaram informando o diagnóstico e a orientaram a procurar o hospital Broward Health em Fort Lauderdale.

No dia 13 de maio ela então passou por uma consulta e alguns exames que determinaram que o nódulo está próximo das suas cordas vocais. Os médicos lhe informaram que ela precisaria passar por até quatro cirurgias, que segundo ela, custam aproximadamente US$ 20 mil dólares.

De acordo com a brasileira, os médicos disseram que ela precisava fazer as cirurgias de três a quatro meses, mas até hoje nenhuma foi realizada.

“Eles me disseram que o valor era de aproximadamente de US$ 20 mil dólares e que eles só farão as cirurgias se eu pagar à vista”, explicou.

Para tentar levantar o dinheiro e poder fazer as cirurgias, ela abriu uma conta no site GoFundMe.

“Como não tenho condições de arcar com este valor, estou pedindo à comunidade que me ajude. Essa campanha significa a restauração da minha saúde e os fundos arrecadados serão somente para minha cirurgia e tratamento”, afirmou ela.

Para ajudar, acesse o link da campanha.

Câncer de tireoide

Um total de 3.526 casos de câncer de tireoide foram identificados na Flórida, com taxa de incidência de 7,3 casos anuais médios por 100.000.

As estimativas mais recentes da American Cancer Society para câncer de tireoide nos Estados Unidos para 2022 são:

-Cerca de 43.800 novos casos de câncer de tireoide (11.860 em homens e 31.940 em mulheres)
-Cerca de 2.230 mortes por câncer de tireoide (1.070 homens e 1.160 mulheres)
-A taxa de mortalidade por câncer de tireoide aumentou ligeiramente de 2009 a 2018 (0,6% ao ano), mas parece ter se estabilizado nos últimos anos. Estatísticas sobre as taxas de sobrevivência para câncer de tireoide são discutidas em Taxas de sobrevivência para câncer de tireoide.

O câncer de tireoide é comumente diagnosticado em uma idade mais jovem do que a maioria dos outros cânceres adultos. E as mulheres são 3 vezes mais propensas a desenvolver câncer de tireoide do que os homens.