Garota de 15 anos quase perde a perna em ataque de tubarão em Keaton Beach (FL)

Por Arlaine Castro

Tubarão do tipo blacktip é um dos mais comuns na costa da Flórida.

Uma adolescente de 15 anos quase perdeu a perna depois de ser atacada por um tubarão em Grassy Island, perto de Keaton Beach, no condado de Taylor, norte da Flórida.

O incidente aconteceu na tarde de quinta-feira, 30, enquanto ela mergulhava em águas de um metro e meio de profundidade e foi salva por um membro da família que pulou e bateu no tubarão para ele desgarrar da perna da menina.

Seus ferimentos foram tão graves que ela teve que ser transportada de helicóptero para um hospital em Tallahassee, cerca de 130 quilômetros a noroeste de Keaton Beach, disse o gabinete do xerife.

Informações anteriores davam conta que a menina havia perdido a perna, de acordo com o escritório do xerife. No entanto, ela passou por uma cirurgia na noite de quinta-feira, mas não precisou amputar o membro e está em condição estável, informou o canal 11News. 

O tubarão media cerca de 9 pés, segundo a família. Não ficou claro que tipo de tubarão era.

Tyler Bowling, gerente de programa do Arquivo Internacional de Ataque de Tubarão do Museu da Flórida, confirmou na sexta-feira que este é o primeiro ataque de tubarão registrado no condado de Taylor.

O condado de Volusia, na Flórida, é considerado a capital mundial da mordida de tubarão, teve o maior número de mordidas de tubarão (17), respondendo por 63% de todos os ataques no estado. Os 28 casos da Flórida representam 60% dos EUA e 38% das mordidas não provocadas em todo o mundo, segundo a ISAF, baseada no Museu de História Natural da Flórida e na Universidade da Flórida, e “o único banco de dados global cientificamente verificado de ataques de tubarão”.

Tracking Sharks é um site que hospeda informações sobre ataques de tubarões em todo o mundo que fornece informações sobre o motivo pelo qual ocorrem ataques de tubarões e maneiras de evitar.

Até 1º de julho, houve 32 mordidas de ataque de tubarão (3 provocadas), 4 ataques fatais, que foram relatados publicamente e verificados em 2022, segundo o site.

Quinze dos ataques de tubarão ocorreram nos Estados Unidos (Hawaii 0, Florida 9, Califórnia 1), 9 na Austrália (1 fatal), de acordo com Tracking Sharks.