Quase 100 crianças morreram afogadas na Flórida em 2021
Novos dados estaduais mostram que os afogamentos de crianças atingiram um recorde na Flórida no ano passado – foram 98 fatalidades.
Em 2020, foram 69; em 2019, houve 65 mortes de menores de 18 anos por afogamento na Flórida; e 88 em 2018, de acordo com dados do Departamento de Crianças e Famílias da Flórida.
O afogamento é a causa número um de mortes acidentais para crianças entre 1 e 4 anos, ressaltam especialistas. Crianças podem se afogar em menos de cinco centímetros de água, alertam.
Desde o início de 2022, já houve 16 mortes por afogamento de crianças na Flórida, mas durante os meses de verão, provavelmente esse número deve aumentar.
“O aumento é algo incrivelmente alarmante”, disse Cassie McGovern, membro do Comitê de Revisão de Mortes por Abuso Infantil da Flórida, um comitê estadual que analisa cada morte.
A maioria das fatalidades se dá por criança que sai sem ser percebida pelos adultos e escapa de casa, ganhando acesso a um local com água. Um rio, um canal, até mesmo uma pequena piscina inflável, pode rapidamente tirar uma vida infantil.
“Quando você olha para os dados… é a criança que sai de casa sem ser detectada”, disse McGovern. “É a complacência, o pensamento de que isso não vai acontecer comigo.”
Em 2009, a filha de 19 meses de McGovern, Edna Mae, morreu após se afogar na piscina do quintal da família. Desde então, ela trabalha para evitar esse tipo de tragédia.
Afogamentos em casas de temporada e hotéis
Segundo o estado, o número de casos de afogamentos em casas de aluguel de temporada e hotéis tem aumentado.
“Por isso, como uma iniciativa estadual, as autoridades estão conversando com o Airbnb, o setor de viagens, para que eles saibam que precisam implementar um processo para locatários”, disse McGovern.
“Então, o que estamos realmente tentando fazer é encorajar a indústria de viagens a ver o valor de colocar diferentes letreiros ao redor da área da piscina, colocar as cercas ao redor da piscina, colocar as campainhas nas portas para que a criança possa não ter acesso à piscina facilmente.”
Os defensores também estão pressionando a indústria de viagens a incluir uma mensagem de segurança da água durante o processo de reserva.
Segurança
- Supervisão constante das crianças em torno de qualquer espaçolocal com água, seja piscina, lago ou mar.
- Instalação de alarmes nas portas e cercas ao redor das piscinas.
- Aulas de natação para as crianças e adultos.
- Aulas de primeiros socorros para adultos (RCP).