"Text and drive": polícia da FL alerta motoristas que usam celular ao volante

Por Arlaine Castro

Policiais podem parar o motorista por estar teclando ao volante.

Abril é o mês da conscientização sobre a condução distraída. Por isso, a polícia de todo o estado reforça o trabalho nas ruas para garantir que os motoristas sejam informados e sigam as regras.

A lei “Wireless Communications While Driving” (Lei de comunicações sem fio ao dirigir) entrou em vigor em julho de 2019. Ela proíbe os motoristas de digitar, ler ou enviar dados enquanto dirigem um carro.

"Vemos uma vasta gama de ofensas como twittar, postar, tirar selfies ao volante, conversar", disse o oficial Federico Lopez, que trabalha com a Unidade Motorizada da Polícia de Miami-Dade, ao canal NBC Miami.

“Text and drive”

De acordo com os policiais, a ofensa mais comum é enviar mensagens de texto enquanto dirige e a leva a uma colisão no carro da frente.

Na Flórida, o número de mortes envolvendo motoristas distraídos aumentou significativamente. Em 2021, foram mais de 330 mortes e mais de 56.000 acidentes.

Dados federais de acidentes mostram que 12,3% dos acidentes afetados por distração envolveram o uso de um smartphone.

"Dirigir é um trabalho de tempo integral e seus olhos precisam estar na estrada. Mãos no volante. Olhos na estrada", disse Lopez.

No condado de Miami-Dade, após taxas judiciais e outras sobretaxas, uma multa por mensagem de texto enquanto dirige pode custar mais de US $ 100.

As zonas escolares têm regras e multas adicionais.

"A zona escolar é como uma zona de trabalho. É uma zona de mãos livres. Não há como segurar o telefone porque estou ligando. É com as mãos no volante, sem telefone", disse Lopez.