O governador da Flórida, Ron DeSantis, vetou um projeto de lei que acabaria com os subsídios à energia solar para clientes residenciais.
O governador republicano vetou a lei de medição anti-net na quarta-feira, 27. O projeto foi aprovado pelo Legislativo controlado pelos republicanos por 24 votos a 15 no Senado e 83 a 31 na Câmara.
A Flórida estabeleceu a medição líquida em 2008 como uma forma de incentivar os proprietários de residências a instalar painéis solares e reforçar a indústria solar relativamente nova.
Sob a medição líquida, as empresas elétricas são obrigadas a comprar de volta a energia extra gerada pelos painéis domésticos depois que essa energia é adicionada à rede da concessionária para distribuição a clientes não solares.
A nova legislação entraria em vigor no ano que vem, quando o crédito recebido por novos clientes com painéis solares começaria a cair gradativamente. Novos clientes com painéis solares não receberiam mais créditos até 2029. Os clientes existentes com painéis solares continuariam recebendo créditos por 20 anos na taxa de quando seus painéis foram instalados.
Os defensores do projeto de lei argumentaram que a medição líquida empurra injustamente os custos de serviços públicos para clientes não solares. Os críticos disseram que o projeto efetivamente mataria a indústria solar residencial na Flórida. Fonte: CBS Miami.