Golpes de aluguel: corretora brasileira de Orlando (FL) dá dicas para não se tornar uma vítima
Pesquisar o nome da pessoa ou empresa e não passar pagamento antes de ir ao imóvel são ações mais recomendadas.
Os golpistas sabem como pode ser difícil encontrar moradias acessíveis na Flórida e usam de artimanhas para enganar brasileiros e outras pessoas que buscam. Esse tipo de crime tem aumentado no estado e o Gazeta News pediu à Neise Cordeiro, corretora de imóveis da Simplicity, a Real Estate Brokerage Company na região central da Flórida, que listasse uma série de dicas que podem evitar que a busca por onde morar vire dor de cabeça.
Muito comum são locatários enganados ao tentar alugar propriedades que não existem ou não estão para alugar. A maioria das transações são feitas online, o que facilita para os bandidos.
Os pontos mais importantes citados pela corretora para evitar golpes de aluguel são:
1. Quando encontrar um anúncio de aluguel, pesquise o nome da pessoa ou empresa locadora que está promovendo o anúncio. Faça uma pesquisa com as palavras "scam" ou "golpe", "reclamação" e "revisão". Caso encontre críticas ruins, procure em outro lugar.
2. Propriedades de aluguel podem aparecer em vários lugares, incluindo sites de locadoras e serviços de listagem online como Zillow, Trulia ou Craigslist. Se você vir um imóvel para alugar em uma destas páginas online, faça uma pesquisa da atual empresa que está listando a propriedade para se assegurar que ela aparece no site da locadora. Se a propriedade não estiver no site original, pode ser possível que se trate de uma fraude.
3. Compare os preços. O valor do aluguel está muito menor do que aluguéis comparáveis? Isso pode ser um alerta.
4. Antes de efetuar qualquer pagamento ou depósito, solicite identificação de quem está apresentando o imóvel, e se for um agente imobiliário peça identificação da empresa proprietária ou administradora do imóvel. Agentes imobiliários são profissionais licenciados e com um número de licença emitido em cada estado que são registrados.
5. Antes de assinar um contrato de locação, procure placas na locação com o nome do proprietário ou da administradora do imóvel. Ligue para essa empresa antes de fazer um acordo com alguém.
6. Nunca pague com dinheiro, transferências bancárias ou cartões-presente. Se alguém lhe disser para pagar dessa maneira, é um sinal claro de fraude. Transferir dinheiro é como enviar dinheiro - uma vez que você o envia, você não tem como recuperá-lo. Quanto aos cartões-presente, eles são para presentes, NÃO para pagamentos.
E por último, se você identificar um golpe de aluguel, denuncie às autoridades locais e à Comissão Federal de Comércio ou Federal Trade Commission, em inglês.