Residentes de Miami poderão receber "rendimento" de Bitcoin, diz prefeito

Por Arlaine Castro

O prefeito de Miami, Francis Suarez, planeja converter os milhões de dólares em receitas que a MiamiCoin criou em um "dividendo" de Bitcoin aos residentes.

Os residentes de Miami podem em breve obter um “rendimento” Bitcoin graças ao projeto MiamiCoin, disse o prefeito Francis Suarez.

Em uma entrevista ao site de notícias de criptomoedas Coindesk.com na quinta-feira, 11, o prefeito de Miami disse que está planejando converter os milhões de dólares em receitas que a MiamiCoin criou em um “dividendo” de Bitcoin.

“Seremos a primeira cidade da América a dar um rendimento de Bitcoin como dividendo diretamente aos seus residentes”, disse Suarez. “Vamos criar carteiras digitais para nossos residentes e dar-lhes Bitcoin diretamente do rendimento da MiamiCoin.”

Quem vai receber?

As carteiras seriam configuradas com um fornecedor terceirizado, segundo ele. O próprio Suarez expôs questões-chave que ainda precisam ser respondidas antes que o governo municipal pudesse distribuir criptomoedas como dividendos.

"Vai ser quem paga os impostos? Aqueles que votam na cidade? Ou pessoas que têm endereço na cidade?”, disse, ressaltando a dúvida.

Suarez disse que o rendimento viria da reserva de fundos que a cidade já ganhou - embora ainda não tenha gasto - por meio do processo de “mineração” virtual que os apoiadores do MiamiCoin empreenderam.

Com essa mineração, a cidade faturou mais de US $ 21 milhões. MiamiCoin é denominado em outra criptomoeda chamada Stacks (STX). Quando as pilhas estão temporariamente “travadas” - ou empilhadas, há uma “recompensa” de dividendo de 10% em Bitcoin pela proteção da rede das pilhas.

É a isso que Suarez se refere. Ele disse que iria empilhar uma parte dos lucros da MiamiCoin da cidade; se a cidade acumulasse aproximadamente metade do valor atual, o rendimento de 10% resultaria em aproximadamente US $ 1 milhão em Bitcoin - por enquanto, cerca de US $ 2 em Bitcoin por residente - mas, potencialmente, alguns milhares de dólares em uma década. O comunicado disse que o Bitcoin “poderia ser distribuído em um processo ordenado e diligente”.

Receio

Conversas públicas anteriores sobre a relação do governo da cidade com a criptomoeda sugerem que muitas questões precisam ser corrigidas. 

Suarez promoveu a ideia de permitir que funcionários da cidade - incluindo ele mesmo - sejam pagos em Bitcoin, um conceito que tem levantado preocupações internamente. Os registros públicos mostraram preocupações sobre os riscos e responsabilidades associadas à vinculação da remuneração de um funcionário público a uma criptomoeda de valor flutuante. Com informações do Miami Herald.