Uso obrigatório de máscaras nas escolas vira batalha judicial
Pelo menos 10 distritos escolares da Flórida desafiam governador.

Mais distritos escolares da Flórida estão desafiando a proibição do governador com o uso obrigatório de máscaras nas escolas e os casos estão virando uma batalha judicial. Pelo menos 10 distritos escolares da Flórida desafiam a proibição do governador, que prefere deixar com os pais a decisão dos alunos usarem ou não a cobertura facial.
Os condados de Broward e Alachua foram os primeiros a adotar a obrigatoriedade, levando o Conselho de Educação do Estado da Flórida a aplicar sanção a esses distritos em 17 de agosto. O Departamento de Educação da Flórida reterá “um montante igual a 1/12 da remuneração anual total dos membros do conselho escolar.
O Departamento ameaça punir também os distritos de Palm Beach, Orange, Duval, Hillsborough, Leon, Miami-Dade, Sarasota e Indian River, caso não eliminem os mandatos de máscara, devem enfrentar penalidades financeiras.
Processos contra o governador
A Constituição da Flórida e a lei estadual dão aos conselhos escolares autoridade para decidir sobre questões de saúde e segurança que afetem seus alunos. Com base nessa prerrogativa, pais de alunos entraram com processo pedindo ao juiz que bloqueasse a ordem de DeSantis.
A decisão está em julgamento há três dias e decidirá o destino da ordem executiva do governador.
52% dos estudantes
Uma análise do Washington Post na quarta-feira, 25, revelou que mais da metade dos estudantes na Flórida - 52% - estão agora sob um mandato estrito, já que os mandatos cobrem a maioria das principais cidades da Flórida, incluindo Miami, Palm Beach, Tampa, Jacksonville, Tallahassee, Orlando e Sarasota.
Todavia, nem todos os condados da Flórida estão dispostos a desrespeitar as diretrizes estaduais. O condado de Pinellas votou contra a realização de uma reunião especial para reconsiderar sua política de máscara na terça-feira, por exemplo, e os conselhos escolares nos condados de Polk e Manatee também seguem a ordem do estado.
Covid x aulas
Mais de 14.000 casos de Covid-19 foram confirmados nos 15 maiores distritos escolares da Flórida desde o início do ano letivo - 11.851 alunos e 2.610 funcionários de escolas, de acordo com uma análise da CNN. Quase 30.000 estão em quarentena.
Casa Branca
A Casa Branca apoiou os distritos que decidiram impor o uso de máscaras e disse que eles podem usar fundos federais para substituir quaisquer fundos estaduais retidos. O governo federal também prometeu investigar e potencialmente tomar medidas contra os estados que têm proibições do tipo, incluindo o Arizona, Iowa, Oklahoma, Carolina do Sul, Tennessee, Texas e Utah.
Na quarta-feira, 25, Biden ordenou o secretário de Educação dos Estados Unidos, Miguel Cardona, que investigue as ações de DeSantis contra os mandatos das máscaras, relatou o The Washington Post, dizendo que a ordem do governador pode ter violado a lei federal e que o departamento deveria revisar suas ações.