O governador Ron DeSantis declarou estado de emergência na Flórida por causa do desabamento do prédio residencial na área de Miami. A ordem executiva veio depois que a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava (D), solicitou que DeSantis declarasse estado de emergência na quinta-feira.
A ordem facilitará o fornecimento de recursos estaduais e federais para ajudar as pessoas afetadas pelo colapso.
O presidente Joe Biden declarou estado de emergência na Flórida e ordenou assistência federal para ajudar nas buscas e assistência aos impactados.
Cães farejadores e drones estão sendo usados nas tentativas de resgates.
Em coletiva de imprensa na manhã de hoje, a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, confirmou que quatro pessoas foram confirmadas como mortas e 159 desaparecidas e que 120 pessoas foram contabilizadas.
No início da manhã, ela disse à ABC News que, neste momento, não há evidências que indiquem que o colapso foi resultado de um jogo sujo.
Uma multidão assistiu com horror durante a noite quando uma equipe de busca e resgate retirou o corpo de uma vítima dos escombros. O tempo não está cooperando na manhã de sexta-feira com chuva e relâmpagos.
Os bombeiros também foram vistos apagando os pontos quentes na sexta-feira de manhã quando a fumaça saiu dos escombros.
A paramédica Maggie Castro, porta-voz do Miami-Dade Fire Rescue, disse que engenheiros estruturais estavam no local verificando a estabilidade do que sobrou das Torres Champlain South.
Pouco antes das 2h da quinta-feira, a seção nordeste do edifício em forma de L desabou na Avenida Collins, 8777. As paredes desmoronaram levando uma parte do telhado do edifício e dos tetos dos apartamentos.
Governor DeSantis signs emergency declaration for Miami-Dade County. This had been requested by @MayorDaniella pic.twitter.com/gXnZbVdNfc
— Frank Guzman (@fguzmanon7) June 24, 2021