Funcionários do Miami-Dade Fire Rescue confirmaram que pelo menos uma pessoa foi morta e várias outras estão desaparecidas depois que um prédio de condomínio desabou parcialmente na madrugada desta quinta-feira, 24, no edifício Champlain Towers South perto da 88th Street e Collins Avenue em Surfside, norte de Miami Beach.
A comissária de Miami-Dade, Sally Heyman, disse que pelo menos 51 pessoas que supostamente viviam na parte parcialmente desabada do prédio não tinham sido encontradas. As autoridades buscam por mais informações que confirmem se elas estavam no edifício no momento do incidente.
Durante uma entrevista coletiva, a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, confirmou que o prédio de 12 andares construído em 1981 abriga mais de 130 unidades. Ela disse que 55 das unidades desabaram. 35 pessoas foram resgatadas da parte que não desmoronou. Dez pessoas ficaram feridas, e duas precisaram ser levadas ao hospital.
Várias agências de resgate e ajuda estão no local. As autoridades afirmam que ainda não determinaram exatamente quantas pessoas estão desaparecidas.
O governador Ron de Santis disse que esse é um dia trágico e que as equipes seguem os esforços para identificar quaisquer sobreviventes. "Equipes de busca e de resgate ainda estão em contato com alguns dos sobreviventes e tentando salvar vidas", disse em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira.
Testemunhas“Todo o edifício tremeu como um terremoto. Abri meu vidro corrediço e vi uma nuvem de poeira e depois abri a porta e vi que o prédio tinha rompido nos fundos ”, disse uma mulher que mora no nono andar do prédio ao jornal Local 10.
Mais de 80 unidades MDFR, incluindo equipes técnicas de resgate, estiveram no local com a assistência dos bombeiros municipais, incluindo alguns do condado de Broward. São mais de 100 unidades que responderam ao todo.
Uma foto tirada da cena mostra um menino sendo retirado dos escombros por um bombeiro ainda de madrugada.
Não está claro quantas pessoas ficaram feridas e hospitalizadas, mas as equipes montaram uma área de triagem antes que algumas pessoas fossem transportadas para hospitais.
O prefeito de Surfside, Charles W. Burkett, confirmou que o telhado está sendo feito no prédio, mas disse que o telhado está constantemente sendo feito nos prédios e não acredita que essa seja uma razão para o colapso.
Ele disse ter certeza de que um requerimento deve ter sido preenchido antes do início da obra e que uma inspeção teria sido feita com antecedência.
A Cruz Vermelha está auxiliando os sobreviventes, que serão hospedados em hotéis por enquanto.
Um centro de reunificação familiar foi criado para quem procura parentes desaparecidos ou desaparecidos em um centro comunitário na Avenida Collins 9301.
Aqueles que procuram seus entes queridos ou relatam que foram localizados devem ligar para 305-614-1819. Também foi criada uma linha direta de informações de emergência - 305-993-1071.
Trânsito interrompidoO tráfego no sentido sul está sendo desviado para oeste na 96th Street, enquanto o tráfego no sentido norte está sendo desviado na 85th Street e Collins Avenue.
#MDFR crews found that the northeast corridor of the building had sustained a partial collapse. Approximately 55 apartment units were impacted by the collapse. #SurfsideBuildingCollapse pic.twitter.com/7XcP1PeDui
— Miami-Dade Fire Rescue (@MiamiDadeFire) June 24, 2021