Miami-Dade encerrará toque de recolher no dia 12 de abril

Por Arlaine Castro

CURFEW

O toque de recolher à meia-noite do condado de Miami-Dade será suspenso na próxima semana, anunciou a prefeita Daniella Levine Cava na segunda-feira, 5, marcando o fim iminente de uma medida para conter a disseminação da COVID-19.

Em uma entrevista coletiva, Levine Cava disse que a partir da noite da próxima segunda-feira, 12 de abril, as empresas poderão operar após a meia-noite em Miami-Dade - o único condado da Flórida que continua a impor um toque de recolher relacionado à COVID.

De acordo com a prefeita, seu governo considerou diferentes dados ao decidir suspender o toque de recolher e também vai lançar um novo conjunto de diretrizes menos rigoroso para ajudar as empresas a conter a disseminação do vírus enquanto voltam ao trabalho.

“Desenvolvemos essas novas diretrizes com base no status atual da resposta COVID, a disponibilidade da vacina, a campanha agressiva que estamos montando”, disse Levine Cava do lado de fora do Stephen P. Clark Government Center, em Miami. “Consideramos todos os dados disponíveis, incluindo a taxa de positividade [do teste] em 14 dias, e também a internação por COVID e as taxas de mortalidade. Todos eles diminuíram significativamente à medida que as vacinações para os mais vulneráveis se expandiram e nosso programa geral de vacinação progrediu. ”

A restrição de horário pelo toque de recolher irritou os proprietários de negócios desde sua implementação no verão passado, mas foi necessária tendo em vista o alto grau de transmissão do vírus, segundo as autoridades.

O anúncio da suspensão foi feito no mesmo dia em que a Flórida abriu as vacinas para todos os adultos.

Novas diretrizes

A nova ordem executiva cancela uma série de medidas anteriores relacionados à COVID e diz que todos os negócios e instalações podem permanecer abertos, desde que sigam quatro regras básicas: cumprir os requisitos da máscara, fornecer desinfetante para as mãos ou - instalações de lavagem, fazer “esforços razoáveis” para manter o distanciamento social e garantir que “funcionários doentes não se apresentem ao trabalho”.

As novas regras entrarão em vigor na terça-feira às 6pm. Levine Cava disse que os regulamentos atenuados permitirão que as creches dobrem de capacidade, asilos retomem os programas e os bebedouros públicos voltem a funcionar, de acordo com certos protocolos. Com informações do Sun Sentinel.