O governador Ron DeSantis disse nesta segunda-feira, 29, que vai emitir uma ordem executiva proibindo o que chamou de "passaportes de vacinação" na Flórida. A ação impede empresas e estabelecimentos de exigirem prova da imunização contra a COVID-19 para a entrada, por exemplo.
Ao mesmo tempo, no entanto, ele assinou um projeto de lei que limita a responsabilidade das empresas por reclamações relacionadas à COVID-19.
“Não queremos estar em uma situação em que as pessoas tenham medo de ser processadas, apenas por fazerem coisas normais”, disse DeSantis em uma entrevista coletiva em Tallahassee. “E assim, trabalhamos desde o início para ver como poderíamos fornecer alguma certeza tanto para as empresas quanto para os provedores de saúde. Obviamente, essa era uma prioridade para muitos de nós aqui em cima. E acho que a legislatura conseguiu cumprir hoje. ”
“É totalmente inaceitável que o governo ou o setor privado imponham a você a exigência de que você mostre a prova da vacina, simplesmente para participar da sociedade normal”, disse DeSantis.
Mas o governador também disse que uma ordem executiva virá em breve contra os passaportes de vacinação e pedirá que o Legislativo aprove um projeto de lei tornando a proibição permanente.
“É completamente inaceitável”, disse DeSantis sobre a ideia de que a prova de vacinação pode ser exigida por empresas ou governos. “Você quer ir ao cinema, deveria mostrar isso? Não. Você quer ir a um jogo [ou] a um parque temático? Não. Portanto, não apoiamos isso. ”
Essencialmente, um "passaporte de vacina" se refere a documentos, em papel ou digital, que fornecem informações de saúde, como se alguém recebeu a vacina COVID-19. A apresentação dessas informações permitirá, por sua vez, que a pessoa vacinada viaje e participe de eventos. A ideia de todos terem um passaporte de vacina atraiu a atenção do público nos últimos meses, à medida que as vacinas são lançadas e as empresas de viagens visam a restauração futura.
O governo do estado de Nova York lançou um aplicativo que serve como um passaporte para que as pessoas vacinadas e aquelas que fizeram um teste de Covid-19 há pouco tempo possam circular.
Contudo, para o governador, passaportes de vacina não são bem-vindos no Estado da Flórida, observando como eles violam a privacidade e as liberdades individuais, além de prejudicar as minorias e comunidades da classe trabalhadora. Com informações da NBC.
WATCH LIVE: Press Conference in Tallahassee https://www.facebook.com/watch/live/?v=230254888837369&ref=search
Publicado por Governor Ron DeSantis em Segunda-feira, 29 de março de 2021