O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que conversou com o líder chinês Xi Jinping em meio ao aumento das tensões comerciais entre os dois países, embora o governo chinês negue que qualquer diálogo esteja ocorrendo. Em entrevista à revista Time, Trump disse que Xi ligou para ele, mas não informou quando a conversa aconteceu ou o conteúdo do telefonema.
Atualmente, os EUA impuseram tarifas de até 145% sobre produtos chineses, e a China respondeu com tarifas de até 125% sobre importações americanas. O porta-voz do Ministério do Comércio da China declarou que "não há absolutamente nenhuma negociação econômica ou comercial em andamento entre China e EUA".
Trump afirmou que não pretende ligar para Xi se ele não tomar a iniciativa. Questionado se Xi já o tinha telefonado, Trump respondeu: "Ligou. E não acho que isso seja sinal de fraqueza da parte dele".
O presidente também disse que, desde que anunciou novas tarifas globais, os EUA já fecharam 200 acordos comerciais — embora ele não tenha revelado com quais países. Segundo ele, os detalhes devem ser anunciados nas próximas semanas. Trump ainda reforçou que, se as tarifas americanas continuarem entre 20% e 50% no próximo ano, considerará isso uma "vitória total", pois o país estará "ganhando muito dinheiro".
Fonte: CBS