O Instagram começou a testar o uso de inteligência artificial para identificar adolescentes que possam estar mentindo sobre sua idade na plataforma, segundo informou a Meta, empresa-mãe do app, nesta segunda-feira (21). A tecnologia já vinha sendo usada para estimar idades, mas agora será aplicada de forma mais ativa para encontrar contas de menores que forneceram datas de nascimento falsas ao se cadastrar.
Caso a IA detecte uma idade incompatível, a conta será automaticamente convertida para o modo adolescente, com mais restrições: o perfil se torna privado, mensagens diretas só podem ser recebidas de contatos já existentes, e conteúdos sensíveis, como brigas ou vídeos sobre procedimentos estéticos, serão limitados. A plataforma também alertará os jovens que passam mais de 60 minutos conectados e ativará um “modo de sono” entre 22h e 7h, silenciando notificações e ativando respostas automáticas.
A Meta treina sua IA com base em sinais como o tipo de conteúdo acessado, informações do perfil e o momento da criação da conta. A medida surge em meio à crescente pressão sobre as redes sociais quanto ao impacto que causam na saúde mental dos jovens. Estados dos EUA também tentam aprovar leis de verificação de idade, embora enfrentem obstáculos legais.
A Meta defende que essa responsabilidade deveria recair sobre as lojas de aplicativos. Além disso, o Instagram pretende enviar notificações aos pais com dicas sobre como conversar com os filhos a respeito da importância de fornecer a idade correta nas redes.
Fonte: Local 10