O ex-presidente Donald Trump afirmou nesta segunda-feira (14) que pode suspender temporariamente as tarifas impostas à indústria automotiva para dar às montadoras mais tempo para realocar suas cadeias de produção para os Estados Unidos. Durante uma conversa com jornalistas no Salão Oval, Trump disse que as montadoras “precisam de um tempo” para transferir suas operações de países como Canadá, México e China.
As cadeias de suprimento do setor automotivo são altamente integradas internacionalmente, o que torna quase impossível fabricar um carro 100% americano, segundo especialistas. Atualmente, os fabricantes norte-americanos dependem fortemente de peças importadas de parceiros comerciais, o que dificulta a transição imediata.
As tarifas de 25% sobre veículos produzidos no exterior foram implementadas por Trump com a promessa de trazer de volta a fabricação de carros para os EUA. No entanto, analistas alertam que a medida pode elevar significativamente os preços dos veículos. Um relatório da Wedbush Securities estima que o custo de um carro novo pode subir entre US$ 5.000 e US$ 10.000 logo de início por conta dessas tarifas.
Trump já recuou em decisões tarifárias anteriores, o que gerou instabilidade nos mercados e levou economistas a aumentarem as previsões de uma possível recessão.
Fonte: CBS