Crianças menores de 16 anos não poderão mais fazer transmissões ao vivo no Instagram ou desbloquear imagens de nudez em mensagens diretas sem a permissão dos pais, anunciou a Meta (empresa dona do Instagram) na terça-feira (8), ao ampliar suas medidas de segurança para adolescentes. A empresa também informou que estenderá as proteções para usuários menores de 18 anos no Facebook e no Messenger.
A Meta lançou o programa de contas para adolescentes no Instagram em setembro, com o objetivo de dar aos pais mais opções para supervisionar a atividade online de seus filhos, em meio ao crescente debate sobre os impactos das redes sociais na vida dos jovens. As novas mudanças começarão a ser aplicadas primeiro para usuários dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, e depois serão expandidas para o resto do mundo.
Com as alterações, adolescentes menores de 16 anos terão o uso do Instagram Live bloqueado, a menos que obtenham permissão dos pais. Eles também precisarão de autorização para "desbloquear a função que desfoca imagens contendo nudez suspeita" em mensagens diretas, segundo um post no blog da Meta.
Outra atualização importante é a expansão das proteções de contas para adolescentes para as plataformas Facebook e Messenger. Essas proteções incluem configurações de conta privada por padrão, bloqueio de mensagens privadas de estranhos, restrições rigorosas a conteúdos sensíveis, como vídeos de brigas, lembretes para sair do aplicativo após 60 minutos e notificações desativadas durante o período de sono.
Desde o lançamento do programa, a Meta afirmou que pelo menos 54 milhões de contas de adolescentes foram criadas.
Fonte: ABC