Os promotores federais estão pedindo que o ex-deputado dos EUA, e filho de brasileiros, George Santos, seja condenado a sete anos e três meses de prisão, após uma série de fraudes e enganações envolvendo doações de campanha, falsificação de identidades e mentiras que impulsionaram sua ascensão política.
O pedido foi detalhado em uma nota de sentença apresentada na última sexta-feira. Santos, de 35 anos, e sua ex-tesoureira de campanha, Nancy Marks, forjaram contribuições de doadores e manipularam documentos da Comissão Eleitoral Federal para atender aos requisitos de um programa do Partido Republicano, inflando suas arrecadações.
Santos também foi acusado de usar uma empresa de consultoria política falsa para lavar dinheiro e financiar gastos pessoais, além de falsificar um empréstimo pessoal de $500,000 para impulsionar sua candidatura.
Em sua defesa, os advogados de Santos argumentaram que ele merece no máximo dois anos de prisão, pois assumiu total responsabilidade por seus atos. Santos foi expulso do Congresso em dezembro de 2023 e se declarou culpado por fraude eletrônica e fraude agravada de identidade.
A sentença será proferida em 30 de abril.
Fonte: ABC