Tempestades violentas atravessaram uma grande área do Sul e Centro-Oeste dos Estados Unidos, gerando tornados e causando a morte de pelo menos uma pessoa, além de derrubar linhas de energia, árvores e arrancar telhados de casas. Dezenas de alertas de tornados e tempestades severas foram emitidos para estados como Arkansas, Illinois, Indiana, Missouri e Mississippi na noite de quarta-feira (2). As condições climáticas extremas foram causadas pela combinação do aquecimento diurno, uma atmosfera instável, forte cisalhamento do vento e a umidade proveniente do Golfo do México.
No sudeste de Missouri, uma pessoa foi confirmada como morta, e uma parte de um armazém desabou em um subúrbio de Indianápolis, prendendo temporariamente ao menos uma pessoa. Em Arkansas, uma emergência rara de tornado foi emitida, com destroços sendo lançados a milhares de metros de altura. Autoridades locais relataram danos em 22 condados devido a tornados, ventos fortes, granizo e inundações repentinas, com pelo menos quatro feridos.
A previsão dos meteorologistas é de mais tempestades severas nos próximos dias, com risco de inundações fatais nas regiões afetadas. A chuva intensa pode ultrapassar 30 centímetros em algumas áreas, e o Serviço Nacional de Meteorologia alertou que este evento pode ser "uma ocorrência que acontece uma vez a cada geração". Mais de 90 milhões de pessoas estão em risco devido ao clima severo, que afeta uma vasta área do país, desde o Texas até Minnesota e Maine.
Além dos danos causados por tornados, milhares de clientes ficaram sem energia elétrica em diversos estados, e autoridades locais continuam monitorando os efeitos das chuvas e do vento forte. As tempestades também trazem risco de inundações rápidas, com o Serviço Nacional de Meteorologia prevendo até 38 centímetros de chuva em algumas áreas ao longo da semana. O alerta é especialmente forte para regiões de Kentucky, Indiana e Missouri, que enfrentam grande risco de inundações.
Fonte: ABC