Incêndios florestais causam evacuações e estado de emergência nas Carolinas

A causa dos incêndios estão sob investigação

Por Lara Barth

WLOS
Incêndios florestais causam evacuações e estado de emergência nas Carolinas

Evacuações foram ordenadas no domingo para partes do Condado de Polk, na Carolina do Norte, onde três grandes incêndios florestais queimaram mais de 3.000 acres combinados e dois deles ainda estão fora de controle, de acordo com as autoridades.

Os três incêndios — o Black Cove Fire, o Deep Woods Fire e o Fish Hook Fire — estavam queimando cerca de 30 milhas a sudeste de Asheville, conforme o Serviço Florestal da Carolina do Norte. Os incêndios começaram na semana passada, mas cresceram rapidamente durante o fim de semana devido à baixa umidade e vegetação seca. Eles atingem uma área devastada pelo furacão Helene em setembro, que deixou árvores caídas, alimentando ainda mais o fogo.

Até domingo à noite, o Black Cove Fire já havia queimado 2.076 acres e estava 0% contido. O Deep Woods Fire, por sua vez, havia queimado 2.545 acres e também estava 0% contido. Já o Fish Hook Fire estava 50% contido após queimar 199 acres, e as ordens de evacuação foram levantadas, permitindo que os moradores retornassem para suas casas.

Os incêndios ainda estão sob investigação quanto às causas, e devido à grande quantidade de fumaça, a Divisão de Qualidade do Ar da Carolina do Norte emitiu um alerta “Código Vermelho” para o Condado de Polk, sinalizando ar insalubre, e um “Código Laranja” para o Condado de Rutherford, avisando para o risco de problemas respiratórios.

Os incêndios florestais se estenderam até o estado vizinho da Carolina do Sul, levando o governador Henry McMaster a declarar estado de emergência no sábado. Um incêndio no Table Rock State Park, na fronteira entre a Carolina do Norte e a Carolina do Sul, começou na noite de sexta-feira e rapidamente se espalhou para 35 acres. Até domingo, o incêndio já havia crescido para 110 acres.

McMaster declarou que o estado de emergência ajudará a reforçar os recursos para os bombeiros e que a proibição de fogo ao ar livre se mantém em todo o estado. Ele também lembrou que quem violar essa proibição poderá ser preso.

Este é o segundo estado de emergência declarado por McMaster este mês devido a incêndios florestais, o primeiro foi no começo de março após incêndios na floresta Carolina, perto de Myrtle Beach.

Fonte: ABC