Trump encerra programas de diversidade e coloca funcionários de DEI em licença
Na segunda e terça-feira (21), o presidente Donald Trump assinou ordens executivas com o objetivo de encerrar programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) no governo federal. Em seu discurso de posse, Trump afirmou: "Vamos forjar uma sociedade sem discriminação racial e baseada no mérito". A medida determina que todos os funcionários federais responsáveis por DEI sejam colocados em licença até quarta-feira, 24 de janeiro, e que as agências retirem do ar todos os materiais relacionados a esses programas, como sites e redes sociais.
As ordens também suspendem o financiamento e anulam ações anteriores que promoviam diversidade no governo, com a intenção de restabelecer um sistema de contratação baseado apenas no mérito. Trump afirmou que a redução dos programas DEI será uma ação contínua e, mensalmente, reuniões entre membros da administração e do Departamento de Justiça avaliarão como essas iniciativas, segundo eles, estariam discriminando cidadãos americanos.
Além disso, a ordem inclui uma revisão de espaços renomeados devido a iniciativas de DEI e propõe uma revisão das leis de direitos civis para desencorajar empresas privadas de adotarem programas de diversidade, equidade e inclusão. No mesmo período, Trump também assinou uma ordem afirmando que o governo federal reconhece apenas dois sexos: masculino e feminino, revertendo a opção de marcar "outro" ou "X" em formulários federais. A política também impede o uso de fundos públicos para promover a inclusão de gênero.
Fonte: CBS