Biden anuncia que governo federal cobrirá 100% dos custos de resposta aos incêndios da CA
Presidente também informou que pedirá ao Congresso mais recursos para auxiliar na recuperação
O presidente Biden anunciou na quinta-feira (9) que, pelos próximos seis meses, o governo federal cobrirá 100% dos custos de resposta aos desastres causados pelos incêndios florestais que estão destruindo bairros na região metropolitana de Los Angeles. O presidente também informou que pedirá ao Congresso mais recursos para auxiliar na recuperação.
Em uma entrevista na Casa Branca sobre a situação dos incêndios, Biden afirmou que o financiamento federal cobrirá ações como remoção de entulho, instalação de abrigos temporários e pagamento dos primeiros socorristas. Ele também anunciou o envio de 400 bombeiros federais e 30 aviões de combate a incêndios para a Califórnia, além de outros recursos federais.
"Disse ao governador e às autoridades locais para não economizarem recursos", afirmou Biden, chamando os danos de "catastróficos". O financiamento federal de 100% para a resposta aos desastres é um aumento em relação aos 75% previamente alocados e superior aos 90% solicitados pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom. Os danos são esperados para ser um dos desastres mais caros da história do estado. Três incêndios ainda estão ativos e forçaram a evacuação de 179.000 pessoas.
O Congresso poderá precisar aprovar um financiamento suplementar para ajudar na reconstrução, e Biden pediu que o legislativo "se posicione". A FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências) está fornecendo suprimentos imediatos, como alimentos para bebês, aos locais afetados, e o presidente afirmou que o governo federal não só ajudará na recuperação, mas também na reconstrução futura.
"Ao povo da Califórnia, estamos com vocês. Não vamos embora", disse Biden, elogiando os bombeiros e socorristas, chamados de heróis. Além dos riscos imediatos à vida, os principais oficiais da administração Biden destacaram a grande preocupação com o impacto psicológico e emocional que o desastre está causando nos residentes. A vice-presidente Kamala Harris, cuja vizinhança foi evacuada, chamou os danos de "apocalípticos".
Até o momento, pelo menos 10 pessoas morreram e mais de 10.000 estruturas foram destruídas, enquanto o fogo ainda queima de forma descontrolada em bairros densamente povoados e caros do sul da Califórnia. A área mais afetada é o incêndio de Palisades, na costa. O presidente também aprovou a solicitação de Newsom para uma declaração de desastre maior, liberando recursos federais para apoiar a resposta.
A situação é agravada pelos ventos fortes de Santa Ana, condições secas e falta de água suficiente. O presidente suspendeu uma viagem à Itália para focar na resposta federal aos incêndios.
Fonte: CBS