Incêndios em Los Angeles causam mortes e destruição; evacuações são ordenadas

Mais de 30.000 pessoas foram forçadas a evacuar suas casas

Por Lara Barth

Incêndios em Los Angeles causam mortes e destruição; evacuações são ordenadas

Quatro incêndios em Los Angeles causaram ordens de evacuação e alertas nesta quarta-feira (8), em meio a uma tempestade de vento que, segundo as autoridades, deve piorar ao longo da manhã. Mais de 1.000 estruturas foram destruídas e pelo menos duas pessoas morreram, informou o chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Anthony Marrone.

O incêndio Palisades cresceu rapidamente com os fortes ventos que atingiram o noroeste de Los Angeles, forçando a evacuação de pelo menos 30.000 residentes da comunidade rica de Pacific Palisades. Outros incêndios, conhecidos como Eaton, Hurst e Woodley, também estão se espalhando.

O incêndio Palisades foi registrado inicialmente às 10h30 da terça-feira (horário do Pacífico) e já havia consumido ao menos 2.921 acres, sem qualquer controle, de acordo com o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CalFire). Mais de 10.300 casas estavam ameaçadas pelo fogo, informou o Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, mas o número exato de estruturas destruídas ou danificadas ainda era incerto. Autoridades locais também relataram múltiplas vítimas queimadas.

Diversas vias importantes de Los Angeles ficaram congestionadas enquanto os moradores tentavam fugir da área, com muitos sendo forçados a abandonar seus veículos e seguir a pé.

Outro incêndio, o Eaton Fire, começou na noite de terça-feira nas colinas acima de Altadena, uma comunidade no norte do Condado de Los Angeles, também resultando em ordens de evacuação. O incêndio já havia queimado ao menos 1.000 acres, segundo o CalFire.

O incêndio Hurst teve início no bairro de Sylmar na noite de terça-feira e rapidamente destruiu centenas de acres, obrigando algumas evacuações. Já o incêndio Woodley começou na manhã de quarta-feira.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência devido à gravidade dos incêndios.

Fonte: CBS