Quais são os estados mais livres dos EUA? Onde a Flórida se encontra nesse ranking?
A Flórida ocupa a liderança no quesito liberdade fiscal, mas fica atrás em outras áreas
Em 2024, autoridades da Flórida anunciaram que as placas de boas-vindas do estado seriam reformuladas para incluir a frase "Estado Livre da Flórida". Mas quão livre a Flórida realmente é?
De acordo com o índice "Freedom in the 50 States" do Cato Institute, a Flórida aparece com uma classificação bastante alta. O índice avalia o nível de liberdade de cada estado com base em fatores como regulamentação empresarial, proteção à Segunda Emenda, legalização de drogas, taxas de encarceramento e tributação, entre outros.
Em termos gerais, a Flórida ocupa o 2º lugar, logo atrás de New Hampshire, que está em 1º. South Dakota (3º), Nevada (4º) e Arizona (5º) completam os cinco primeiros estados.
Segundo o índice, a Flórida tem se saído bem em termos de política fiscal, onde ocupa o 1º lugar no país. Contudo, a classificação do estado pode variar dependendo do critério analisado. Em muitos aspectos regulatórios e de liberdades pessoais, a Flórida se posiciona mais para o meio da tabela.
Enquanto o estado é elogiado pela sua postura em relação a direitos fiscais e uso de propriedade, sua classificação em regulamentações tende a ser mediana, devido a questões como o alto salário mínimo, regras rígidas no setor de saúde e o uso crescente do seguro Citizens Insurance.
Além disso, embora a Flórida se destaque em liberdade educacional (principalmente por causa de programas de escolha escolar), o estado ainda impõe algumas restrições em áreas como o uso de drogas e direitos de posse de armas (por exemplo, proibição de porte aberto e períodos de espera para compra de armas).
Para melhorar o desempenho da Flórida no índice de liberdades, o Cato Institute sugere algumas mudanças políticas:
Fiscal: Descentralizar poderes de tributação e gasto de condados para municípios, dando mais autonomia a essas localidades e aumentando a liberdade dos floridianos.
Regulatório: Reformar o sistema de licenciamento ocupacional, incluindo a desregulamentação de profissões como contratantes de mão de obra agrícola e designers de interiores.
Pessoal: Implementar reformas no sistema de justiça criminal, como o fechamento das brechas legais sobre confisco de bens e a eliminação de suspensões de carteira de motorista para condenações relacionadas a drogas que não envolvam direção.
Fonte: News 6