O Departamento de Comércio dos EUA informou nesta quinta-feira (30) que o Produto Interno Bruto (PIB) — que mede a produção de bens e serviços na economia — cresceu a uma taxa anual de 2,3% entre outubro e dezembro.
Para o ano completo de 2024, a economia cresceu 2,8%, ligeiramente abaixo do crescimento de 2,9% registrado em 2023.
O presidente Donald Trump herdou uma economia saudável. O crescimento foi constante, e o desemprego permaneceu baixo, com 4,1% em dezembro.
Na quarta-feira (29), o Federal Reserve (Fed) decidiu manter a taxa de juros de referência inalterada, após três cortes desde setembro. Com a economia em bom ritmo, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse a jornalistas que "não há pressa" para fazer mais cortes. No entanto, o Fed se mantém cauteloso, pois os progressos no combate à inflação desaceleraram nos últimos meses, após a queda dos picos históricos de inflação registrados em meados de 2022.
O panorama futuro é mais incerto. Trump prometeu cortar impostos e reduzir a regulamentação para empresas, o que poderia acelerar o crescimento do PIB. Contudo, seu plano de impor grandes impostos sobre importações e deportar milhões de imigrantes ilegais que trabalham nos EUA pode resultar em um crescimento mais lento e preços mais altos.
Fonte: ABC