Uma tempestade de neve recorde, que afetou desde o Texas até a Flórida, causou a morte de pelo menos 10 pessoas e paralisou a região, com temperaturas congelantes e neve pesada. De acordo com autoridades, sete mortes foram registradas no Texas, duas na Alabama e pelo menos uma na Geórgia devido a acidentes de carro e hipotermia causados pelas condições extremas.
A tempestade também causou o cancelamento de mais de 2.000 voos na terça-feira (21), com mais de 1.800 cancelamentos na quarta-feira (22). O Aeroporto Internacional Louis Armstrong de Nova Orleans, por exemplo, cancelou todos os voos de saída na quarta-feira.
Na área de Atlanta, o condado de DeKalb declarou estado de emergência e pediu que todos se abrigassem devido ao clima severo, com mais de 100 carros presos nas estradas e dificultando as operações de resgate.Muitos locais experimentaram mais neve do que em pelo menos 130 anos, incluindo a Flórida, que registrou 24,9 cm de neve, a maior marca de sua história.
Outros recordes também foram quebrados: Beaumont, no Texas, teve uma nevasca histórica com 13,2 cm de neve, e Mobile, no Alabama, atingiu 19,1 cm. Em Louisiana, Baton Rouge registrou 19,3 cm e Nova Orleans 20,3 cm, o maior acumulado desde 1895.
Apesar de ser uma tempestade histórica, a neve ainda não derreteu devido às baixíssimas temperaturas que seguem atingindo o Sul dos Estados Unidos. Cerca de 11 milhões de pessoas, de Texas a Carolina do Sul, estão sob alerta de frio, com novos recordes de baixas temperaturas sendo registrados.
Fonte: ABC