Os incêndios na área de Los Angeles já causaram a morte de pelo menos 25 pessoas, destruíram mais de 12.000 estruturas e queimaram mais de 155 km² de terra. O maior deles — os incêndios de Palisades e Eaton — continuam fora de controle, informaram as autoridades.
O Escritório Nacional de Meteorologia de Los Angeles afirmou que os ventos esperados para a madrugada de terça-feira (14) não se intensificaram como previsto, mas advertiu que um novo aumento na intensidade dos ventos pode ocorrer na quarta-feira (15/1). O serviço meteorológico manteve um alerta raro de "Situação Particularmente Perigosa" (Red Flag) em vigor entre 3h e 15h, horário local.
Espera-se que as condições melhorem na quinta-feira (16/1). O Serviço Nacional de Meteorologia de Los Angeles pediu que os moradores de áreas de alto risco se preparassem para possíveis ordens de evacuação e evitassem qualquer ação que pudesse provocar novos focos de incêndio.
Aproximadamente 88.000 pessoas em Los Angeles estão sob ordens de evacuação. Além disso, foi implementado um toque de recolher nas zonas afetadas pelos incêndios de Palisades e Eaton, das 18h às 6h.
Em resposta aos danos causados pelo incêndio de Palisades, um grupo de moradores e empresas afetados entrou com um processo contra o Departamento de Água e Energia de Los Angeles. A ação judicial, registrada na segunda-feira (12/1) no Tribunal Superior da Califórnia, alega que a cidade e sua agência estavam despreparadas para enfrentar o incêndio. O processo busca reparação pelos custos de reparos e substituição de propriedades destruídas ou danificadas, despesas com moradia temporária, perda de salários, capacidade de ganho ou lucros, além de outros danos que o tribunal considerar adequados.
Fonte: ABC