Em meio a incêndios devastadores, os ultra-ricos de Los Angeles estão contratando bombeiros particulares a preços exorbitantes para proteger suas mansões milionárias. Três grandes incêndios têm destruído áreas da cidade, matando pelo menos 24 pessoas e obrigando centenas de milhares a se evacuarem.
Para proteger seus bens, os milionários de bairros como o Pacific Palisades, conhecido por abrigar a elite da indústria cinematográfica, estão contratando bombeiros particulares que utilizam um retardador de chamas rosa chamado Phos-Chek, que custa até US$ 2.000 (R$ 12 mil) por hora, segundo o Daily Mail.
O caso gerou indignação após Keith Wasserman, cofundador de uma empresa de investimentos imobiliários, pedir no X (antigo Twitter) por "bombeiros particulares" para salvar sua casa. Sua publicação dizia: "Alguém tem acesso a bombeiros particulares para proteger nossa casa em Pacific Palisades? Todas as casas dos vizinhos estão pegando fogo. Pagarei qualquer quantia". A postagem foi criticada como "incrivelmente ignorante", com internautas apontando que ele estava tentando salvar uma casa que certamente tinha seguro, enquanto recursos estavam sendo desviados para os ricos.
Após a repercussão negativa, Wasserman deletou sua conta na rede social. Ele se junta a outras figuras da elite californiana, como Kim Kardashian, que foi multada por usar água além da sua cota em um período de crise hídrica. Os moradores de áreas mais comuns têm restrições rigorosas de uso de água desde 2022, podendo regar seus jardins apenas duas vezes por semana.
Fonte: Época Negócios; Daily Mail